A presidente da Cidasc, Celles Regina de Matos recebeu na manhã desta terça-feira, 1º de março, o prefeito em exercício de Timbó Grande, Oldair Souza, o vereador Jocelino Cardoso, o servidor público José Guedes e a Assessora Especial da Casa Civil do Governo de Santa Catarina, na região da Associação dos Municípios do Alto Vale do Rio do Peixe (AMARP), Adriane Biava, para alinhar ações para fortalecer a agropecuária do município e ampliar o atendimento aos produtores rurais.

Timbó Grande é uma pequena cidade do interior de Santa Catarina, localizada no Planalto Norte Catarinense. A população rural, basicamente, vive da agricultura no cultivo de milho, feijão, legumes e hortaliças em maior quantidade, raras são as plantações de soja (devido ao tamanho das propriedades) e fumo. Extração da erva-mate, criação de bovinos, ovinos, suínos e galinhas caipiras em pequena escala. A apicultura também tem grande relevância econômica.

Buscando cada vez mais dar suporte ao pequeno agricultor, o gestor do Departamento Regional de Caçador, Luis Felipe Sparry Bratti, através de uma reunião on-line, apresentou as possibilidades para atender as necessidades apresentadas pelas autoridades para o município e para os produtores rurais de Timbó Grande.

A presidente, Celles Regina de Matos, alinhou com o prefeito em exercício de Timbó Grande, Oldair Souza, que a veterinária da Cidasc de Santa Cecília, prestará os trabalhos de Defesa Agropecuária e a prefeitura, em contrapartida, disponibilizará um escritório com estrutura completa para a profissional realizar os trabalhos de atendimento semanalmente, e a companhia via convênio, cederá também um veículo para a Secretaria Municipal de Agricultura apoiar as ações de campo.

Foto: Ascom/Cidasc

Na oportunidade, a presidente Celles Regina de Matos apresentou o projeto Sanitarista Junior desenvolvido pela Cidasc e executado nas escolas catarinenses. Conforme Celles, o objetivo da Cidasc é ampliar a oferta do projeto em mais escolas catarinenses. “Para atingirmos nossas metas de trabalho, necessitamos do apoio dos prefeitos e dos seus secretários. As ações de defesa agropecuária, desenvolvidas e executadas pela Cidasc, precisam ser difundidas. Nosso trabalho visa garantir a manutenção da sanidade das populações vegetais e animais, a idoneidade dos insumos e dos serviços utilizados na agropecuária catarinense, bem como garantir a identidade higiênico-sanitária e tecnológica dos produtos agropecuários destinados aos consumidores catarinenses”, afirma a presidente.

O Projeto Sanitarista Junior busca, por meio da educação, promover a mudança de atitudes e comportamentos da comunidade frente aos problemas sanitários, além de cultivar nas crianças o amor pela natureza e o desejo de conhecer melhor o trabalho no meio rural. Permite que compreendam a responsabilidade, delas e da sociedade em geral, na saúde animal, vegetal, ambiental e na produção de alimentos seguros, incentivando que façam sua parte e cooperem com a saúde pública e o desenvolvimento sustentável.

Foto: Ascom/Cidasc

Mais informações à imprensa:
Jaqueline Vanolli
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
https://www.instagram.com/cidascoficial/
Ouvidoria: 0800 644 8500