Imagem Ilustrativa

Cerca de 200 pessoas – entre empresários e produtores rurais, lideranças do setor, autoridades municipais e estaduais, jornalistas e expositores – participaram do lançamento da programação dos eventos agropecuários da Exposição-feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Chapecó (EFAPI 2013). O secretário de coordenação de governo e gestão e coordenador geral da EFAPI 2013, Américo do Nascimento Júnior, apresentou a concepção geral da campanha de divulgação dos eventos agropecuários.

O empresário Ricardo Lunardi falou em nome dos núcleos de criadores, agradeceu o apoio da administração municipal e destacou que o parque tem uma das melhores estruturas do país. Nessa mesma linha se manifestou o presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural de Chapecó, José Araújo, lembrando que inicia na agropecuária e no agronegócio a geração de riquezas econômicas.

O secretário de Estado da Agricultura e Pesca e presidente de honra da Comissão Central Organizadora, deputado federal João Rodrigues e o prefeito José Caramori destacaram a importância da agropecuária para o sucesso da 19a edição da EFAPI. João Rodrigues assinalou que, com os investimentos realizados na última edição, o parque da EFAPI torna-se um dos maiores centros de mostras pecuárias do país, formado por quatro pavilhões, sendo dois de bovinos, um de equinos e um de ovinos. Também fazem parte a central de remates e as mangueiras.

Neste ano, os eventos agropecuários da EFAPI 2013 reunirão mais de 2.000 animais no Parque de Exposições, divididos nos núcleos de equinos, ovinos, bovinos e suínos. Cerca de 100 expositores participarão e os negócios no setor agropecuário devem atingir 2,5 milhão de reais. Os atrativos da programação agropecuária da EFAPI 2013 incluem pecuária de corte e leite, equinos, suinocultura, ovinocultura, mostra de produtos coloniais, Rodeio Havan e exposição de máquinas, equipamentos e implementos agrícolas.

Os eventos também incluem leilões, torneio leiteiro, exposição morfológica da raça crioula e espaço gastronômico da piscicultura, mostra de pequenos animais, piscicultura, Sociedade Oeste Catarinense de Ornitologia e prova credenciadora ao Freio de Ouro do oeste catarinense, mostra de fruticultura e espaço do feirante, entre outras. Fazem parte da programação, o Seminário de Líderes Rurais da Faesc e a entrega do Prêmio Empreendedor Cooperativista (Troféu Aury Luiz Bodanese), promovido pela Coopercentral Aurora Alimentos, Sebrae/SC e Movimento Catarinense pela Excelência (MCE) com apoio do Senar, Sescoop e Sicoob.

A EFAPI é considerada a maior festa, exposição e feira multissetorial do sul do Brasil. Está programada para o período de 4 a 13 de outubro deste ano e é promovida pela Prefeitura Municipal e entidades empresariais.   Participarão 650 expositores (todos os espaços estão vendidos), a previsão de público é 550 mil visitantes e os negócios devem atingir 120 milhões de reais.

Fonte: MB Comunicação