A Unidade de Beneficiamento de Pescado e Produtos de Pescado, Pescados Estrela do Mar Ltda., instalada no município de Barra Velha, recebeu nesta segunda-feira, 13 de março, autoridades e convidados para celebrar os dois anos de adesão ao Certificado de Adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI/POA). A empresa, após a adesão, teve um aumento de 80% no volume de produção e venda, e atende clientes no Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Distrito Federal, assim como no número de funcionários, que passou de 40 para quase 100.
Santa Catarina é o maior polo pesqueiro do país. A adesão das Unidades de Beneficiamento de Pescados e Produtos de Pescados ao SISBI é a concretização de um importante trabalho realizado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) – através da aprovação dos sistemas de autocontroles, atestados pelos médicos veterinários da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina. O Governo de Santa Catarina e Secretaria de Estado da Agricultura apoiam o processo de adesão de toda a cadeia produtiva de alimentos, sendo a certificação um reconhecimento à qualidade e um incentivo à regularização do setor pesqueiro do estado.
“Fiquei muito satisfeita com o que encontrei aqui. Uma empresa que cumpre o seu papel, que produz alimento com tecnologia, capricho e higiene. Vi os padrões sendo cumpridos. Os padrões legais, tecnológicos e as pessoas trabalhando com um sorriso no rosto. Esse sorriso no rosto vale quanto? Não tem preço! Quantas famílias essa empresa está ajudando a manter? Muitas. Sentimos uma felicidade tão grande em estar aqui, que quando você falou em família eu queria fazer parte dessa família. Fico feliz em colocar o meu nome, o nome da Cidasc, e do Governo catarinense, junto dessa empresa, porque é visível, que fizemos nosso papel de orientar e vocês colocaram em prática. Agradeço o bom exemplo que vocês trazem para o Estado. Parabéns à família, que os filhos de vocês se inspirem nessa história, de um pescador, que teve coragem de sonhar e sabedoria para construir”, frisa Celles Regina de Matos, presidente da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc).
Para Paulo Thomaz, proprietário do Pescados Estrela do Mar, o selo SISBI/POA coroou um trabalho de muita dedicação no atendimento a todos os requisitos de qualidade e de sanidade exigidos pelos órgãos oficiais de controle. “Hoje só quero agradecer a todos que estão aqui, prefeito, vereadores, secretário, funcionários e ao pessoal da Cidasc, por fazer parte desse momento maravilhoso, nesse nosso segundo ano de certificação, que nos ampliou os negócios, as possibilidades de geração de empregos para a região e de comercialização de nossos produtos com qualidade e segurança para todo Brasil”, celebrou.
A Estrela do Mar vende por mês, após a adesão ao SISBI, uma média de 180 toneladas de pescados, entre: peixes congelados (tilápia, linguado, merluza, sardinha, abrótea e pescada), camarão congelado (7 barbas, rosa, ferrinho, vermelho e vannamei) e moluscos congelados (lula e polvo).
“Todos os funcionários são registrados e passam por um treinamento de Boas Práticas de Fabricação e Normas e Condutas da Indústria antes mesmo de começar as atividades, ou seja, assim que é registrado já passa por treinamento”, comenta Solary Cristina Isoppo, coordenadora da qualidade e responsável em ministrar o curso. “Hoje já estamos com a necessidade de ampliação da indústria, que está em fase de ampliação”, completa.
O prefeito de Barra Velha, Douglas Elias da Costa, comenta que viu o crescimento de perto da empresa. “É muito gratificante estar hoje nesta comemoração, é um exemplo para ser seguido. Que inspirem outras empresas da nossa região a procurarem se profissionalizar e ir atrás do certificado e desta forma levar nossos produtos para todos os cantos desse país”, afirma.
A celebração, de dois anos de adesão ao SISBI, contou com a presença de autoridades; funcionários da empresa; do gestor do Departamento Regional da Cidasc de Joinville, Oscar Olívio de Faria Junior; do gestor do Departamento Estadual de Inspeção (DEINP), Jader None; da imprensa e de familiares.
Para a adesão ao SISBI as indústrias devem se adequar às normas e atenderem aos requisitos do sistema, coordenado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Todo o processo produtivo necessita de programas de autocontrole, que devem abranger todas as fases de produção, incluindo desde o recebimento da matéria-prima até a expedição final.
Sobre a empresa
A Pescados Estrela do Mar, certificada pela Cidasc, em 25 de março de 2021, pode, a partir de então, comercializar em todo o Brasil e foi a primeira agroindústria de Barra Velha a aderir ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI/POA). A indústria de pescados Estrela do Mar está registrada no Serviço de Inspeção Estadual (SIE) desde 16 de setembro de 2019. É uma empresa com ambiente familiar, focada em abrir mercados com produtos de qualidade e seguros.
Sobre o SISBI/POA
O Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI/POA) visa padronizar e harmonizar os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal, visando garantir a inocuidade dos alimentos e a manutenção da saúde pública.
O Sistema possibilita a equivalência dos serviços de inspeção dos Estados, Municípios e de consórcios públicos intermunicipais com o Serviço de Inspeção Federal (SIF). Esta equivalência dos serviços de inspeção promove a saúde pública, o combate à clandestinidade, a segurança e qualidade dos alimentos de origem animal, bem como contribui para o fortalecimento e desenvolvimento do setor agropecuário catarinense.
Mais informações à imprensa:
Alessandra Carvalho
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
https://www.instagram.com/cidascoficial/
Ouvidoria: 0800 644 8500