Foto: Cidasc Itajaí.

Mais um município catarinense aderiu ao Projeto Sanitarista Junior, da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc). É o primeiro ano que as escolas de São Pedro de Alcântara recebem o projeto e a ideia é atingir 50 alunos de duas escolas contempladas pelo programa. Os estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental I irão aprender sobre os cuidados com a sanidade animal e vegetal, além da conscientização sobre os cuidados com a produção e manipulação dos produtos de origem animal.

Foto: Cidasc Itajaí.

Desta vez foi a Escola Reunida de Santa Filomena Professor Augusto Schnitzler que recebeu o material, no dia 12 de abril, entregue pela médica veterinária da Cidasc, Marcela Mendes Nogueira Silva, responsável pela Unidade Veterinária Local (UVL) de São Pedro de Alcântara.

A médica veterinária Marcela Mendes Nogueira Silva relata que as Secretarias Municipais de Educação e Agricultura e a Prefeitura Municipal de São Pedro de Alcântara são grandes apoiadores do projeto e atuam como facilitadores, permitindo a realização de ações de educação sanitária que realmente fazem a diferença na vida das famílias do município. “A soma de esforços entre a administração municipal, a Cidasc e a comunidade escolar resulta em aprendizagem, em sentimento de pertencimento, já que os alunos são do meio rural e vivenciam, diariamente, o lavoro dos pais na agricultura”, afirma Marcela.

O programa é uma das ações de educação sanitária da Instituição e visa a formação de cidadãos mais conscientes sobre a defesa da agropecuária com vistas à saúde única. Os estudantes estão aprendendo a importância dos cuidados com a sanidade animal, vegetal e com a inspeção sanitária para o bom desempenho da atividade rural e, assim, compreender que os produtos devem ser inspecionados e multiplicar o alcance do programa com a comunidade.

Foto: Cidasc Itajaí.

+Sobre o Projeto Sanitarista Junior

O Projeto Sanitarista Junior, focado na defesa agropecuária, sanidade ambiental e humana, foi elaborado a partir da construção do Programa Estadual de Educação Sanitária em Defesa Agropecuária e desenvolvido para ser executado junto às escolas por livre demanda. Desde 2015 leva para a sala de aula conteúdos transversais, relacionados à defesa agropecuária, como sanidade animal, sanidade vegetal e inspeção de produtos de origem animal.

Mais de 15 mil estudantes catarinenses já foram beneficiados com esta iniciativa. Ao final do ano letivo eles recebem o certificado de Sanitarista Junior, por completarem a jornada. O material didático é fornecido pela Cidasc e foi desenvolvido por profissionais da companhia, para apresentar as questões sanitárias de forma lúdica e adequada à faixa etária. Trata sobre temas como: saúde animal, sanidade vegetal, qualidade dos produtos agropecuários, uso correto de agrotóxicos, agricultura orgânica, bem-estar animal, preservação do meio-ambiente e promoção da saúde humana.

O propósito do projeto é promover mudanças de comportamento, iniciando por tornar a nova geração mais consciente dos benefícios que os cuidados com a sanidade trazem para a produção agropecuária e para a sociedade. As aulas envolvem saídas de campo, apresentação de vídeos educativos e práticas dentro do contexto da defesa agropecuária. 

Ficou interessado?

Agende uma apresentação sobre o projeto na sua instituição. Envie sua solicitação para o e-mail: fabranco@cidasc.sc.gov.br

Mais informações à imprensa:
Alessandra Carvalho
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
https://www.instagram.com/cidascoficial/
Ouvidoria: 0800 644 8500