Foto: Cidasc Xanxerê.

A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), através do Departamento Regional de Xanxerê, participou das atividades em celebração ao dia da Família na Escola, no sábado (15/4), que teve como tema “Saúde Mental: relações familiares e escolares, com os estudantes, pais e responsáveis da Escola Professora Neli Ottoni Lange, na linha Maratá, em São Domingos. Na oportunidade a equipe da Cidasc deu andamento das atividades do Projeto Sanitarista Júnior, com apresentação agora também para os alunos e pais sobre o programa, bem como a entrega dos materiais (apostilas e jogos) que fazem parte do projeto. Os pais e alunos puderam conhecer de perto o projeto que é uma das ações de educação sanitária da Instituição e visa a formação de cidadãos mais conscientes sobre a defesa da agropecuária com vistas à saúde única.

Foto: Cidasc Xanxerê.

Essa é uma excelente oportunidade de conscientizar e mostrar o trabalho da Cidasc que é executado pela equipe de profissionais da Cidasc nas áreas de Defesa Sanitária Vegetal, Defesa Sanitária Animal e Inspeção de Produtos de Origem Animal. “O envolvimento das famílias dos estudantes é fundamental, fazendo com que alunos se sintam mais engajados e possam compartilhar com as famílias os aprendizados e ensinamentos que são repassados através do Sanitarista Junior”. Com relação ao projeto a equipe ficou muito impressionada com a receptividade e interesse no projeto pela direção e professores, da mesma forma a participação e envolvimento nesta data pelas famílias, finaliza Nilson Luiz Kaefer, gestor do Departamento Regional da Cidasc de Xanxerê.

Foto: Cidasc Xanxerê.

“A presença da família na escola é muito importante para os nossos estudantes. O apoio dos familiares é fundamental para as crianças e adolescentes, para que eles estejam estimulados a procurar o melhor caminho profissional em suas vidas. Se a família e a escola estiverem na mesma direção, teremos cada vez mais um ensino de qualidade”, destaca o secretário de Educação, Aristides Cimadon.

Foto: Cidasc Xanxerê.

Os alunos, durante o projeto, aprendem sobre a importância dos cuidados com a sanidade animal, vegetal e com a inspeção sanitária para o bom desempenho da atividade rural e, assim, compreendem que os produtos devem ser inspecionados e multiplicar o alcance do programa com a comunidade.

Foto: Cidasc Xanxerê.

+Sobre o Projeto Sanitarista Junior
O Projeto Sanitarista Junior, focado na defesa agropecuária, sanidade ambiental e humana, foi elaborado a partir da construção do Programa Estadual de Educação Sanitária em Defesa Agropecuária e desenvolvido para ser executado junto às escolas por livre demanda. Desde 2015 leva para a sala de aula conteúdos transversais, relacionados à defesa agropecuária, como sanidade animal, sanidade vegetal e inspeção de produtos de origem animal.

Mais de 15 mil estudantes catarinenses já foram beneficiados com esta iniciativa. Ao final do ano letivo eles recebem o certificado de Sanitarista Junior, por completarem a jornada. O material didático é fornecido pela Cidasc e foi desenvolvido por profissionais da companhia, para apresentar as questões sanitárias de forma lúdica e adequada à faixa etária. Trata sobre temas como: saúde animal, sanidade vegetal, qualidade dos produtos agropecuários, uso correto de agrotóxicos, agricultura orgânica, bem-estar animal, preservação do meio-ambiente e promoção da saúde humana.

O propósito do projeto é promover mudanças de comportamento, iniciando por tornar a nova geração mais consciente dos benefícios que os cuidados com a sanidade trazem para a produção agropecuária e para a sociedade. As aulas envolvem saídas de campo, apresentação de vídeos educativos e práticas dentro do contexto da defesa agropecuária. 

Ficou interessado?
Agende uma apresentação sobre o projeto na sua instituição. Envie sua solicitação para o e-mail: fabranco@cidasc.sc.gov.br

Sobre o Dia da Família na Escola
A data está incluída no calendário escolar catarinense desde 2016, por conta da lei estadual n.º 16.877, que visa incentivar a família a participar efetivamente da vida escolar dos alunos. Além da Secretaria de Estado da Educação (SED), também participam do movimento a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime/SC), as Federações da indústria (Fiesc), comércio e serviços (Fecomércio), transporte (Fetrancesc) e agricultura (Faesc). A data, então, é celebrada anualmente na terceira semana de abril. As escolas realizam uma programação nas respectivas unidades para integrar pais, estudantes e demais familiares conforme a temática de cada ano. São palestras, atividades culturais de teatro, dança, música, recreação em família, contação de histórias, apresentações culturais, diálogos sobre Projetos de Vida e Escolha Profissional e entre outras atividades para vivenciarem o dia de interação.

Mais informações à imprensa:
Alessandra Carvalho
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
https://www.instagram.com/cidascoficial/
Ouvidoria: 0800 644 8500