Foto: Departamento Regional da Cidasc de Concórdia.

Nesta quarta-feira, 03 de maio, a médica veterinária Fernanda Zordan Fontana, do Departamento Regional da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) de Concórdia, palestrou no Instituto Federal Catarinense (IFC), Campus Concórdia, em alusão ao mês de maio, com ênfase na Saúde Animal. O evento foi organizado pelos acadêmicos do 3º semestre de medicina veterinária do IFC Concórdia, com o apoio da professora Marcella Zampoli de Assis.

Foto: Departamento Regional da Cidasc de Concórdia.

O I Ciclo de Palestras em Saúde Única contou com três palestras, sendo uma ministrada pela médica veterinária Shanaisa Frare Colossi Della Giusti, da Clínica Le Petit Clínica Veterinária – Dermatologia e Alergologia; outra pelo Biólogo Felipe Gimenez, coordenador Regional da Vigilância Sanitária Epidemiológica de Santa Catarina; e a última palestra do ciclo foi realizada pela médica veterinária da Cidasc de Concórdia, Fernanda Zordan Fontana. Todos são profissionais da saúde que atuam com Saúde Única e tinham como objetivo promover o diálogo, a atualização e a troca de saberes entre estudantes, profissionais da área e servidores em relação à temática.

Foto: Departamento Regional da Cidasc de Concórdia.

A palestra “Atuação do médico veterinário da Defesa Sanitária em Saúde Única”, com base no Programa Sanitarista Acadêmico, faz parte no mês alusivo à “Saúde dos Animais de Produção”, em consideração à Lei Estadual n.º 18.484, que institui o mês de maio como aquele dedicado às ações de promoção da saúde dos animais de produção em Santa Catarina, com ênfase na conscientização sobre as doenças de notificação obrigatória.

Foto: Departamento Regional da Cidasc de Concórdia.

A médica veterinária Fernanda Zordan Fontana apresentou ao corpo discente a conceituação de Saúde Única, pela Organização Mundial da Saúde, e uma introdução sobre as atividades desenvolvidas pelo corpo técnico da Cidasc, abordando o atendimento dos Programas Nacionais de Sanidade instituídos pelo Ministério da Agricultura e Pecuária, além do desenvolvimento das atividades principais de Prevenção e Atendimento Sanitário de Ocorrências Sanitárias visando, especialmente, a detecção e contenção de enfermidades (mitigação do risco de ingresso dessa e de outras doenças; bem como, promover a detecção precoce em caso de ocorrência da enfermidade no Estado).

Foto: Departamento Regional da Cidasc de Concórdia.

A profissional abordou os programas sanitários atendidos na Unidade Veterinária Local do Município de Concórdia, com ênfase nos Programas Sanitários de Tuberculose e Brucelose; Sanidade Avícola, Sanidade Suídea, Sanidade de Ovinos e Caprinos, Sanidade Equídea, Encefalopatias Espongiformes, Raiva dos Herbívoros, Doenças Vesiculares, ressaltando a obrigatoriedade legal da notificação de qualquer suspeita de ocorrência sanitária, em atendimento à Instrução Normativa 50/2013.

“Aproveitei a palestra para convidar os acadêmicos do curso de medicina veterinária do Instituto Federal Catarinense – Campus Concórdia para realizar atividades junto ao Programa Sanitarista Junior, para o desenvolvimento da sensibilidade na área de Educação Sanitária. Destaquei a importância da Educação Sanitária como principal via para prevenção da ocorrência de agravos sanitários. Produtor rural e profissionais bem informados são os nossos olhos diários lá no campo. Incentivei os estudantes a buscar informações educativo-sanitárias e explanei sobre a responsabilidade dos profissionais de saúde na divulgação destas informações. Educação sanitária é um trabalho conjunto e o resultado é colhido por toda a sociedade catarinense”, ressalta Fernanda.

Fernanda Zordan Fontana, médica veterinária da Cidasc, salienta que “abordar a temática Saúde Única e o trabalho realizado pelo órgão oficial de defesa agropecuária de Santa Catarina no âmbito acadêmico é fundamental para a promoção da saúde pública. É importante que os futuros profissionais da saúde, como os médicos veterinários e também a comunidade, se sensibilizem sobre os impactos econômicos e sociais provocados por emergências sanitárias. Se faz necessário a atuação de todos na prevenção de zoonoses e na promoção da saúde das pessoas, dos animais e do meio ambiente”.

O evento foi restrito ao público interno do IFC, voltado para estudantes de ensino médio e de graduação, bem como servidores. Participaram das palestras 118 alunos, três professores e funcionários públicos.

Mais informações à imprensa:
Jaqueline Vanolli
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
https://www.instagram.com/cidascoficial/
Ouvidoria: 0800 644 8500