Mais de 120 escolas em Santa Catarina são parceiras do projeto Sanitarista Junior, que leva temas ligados à defesa agropecuária para a sala de aula. Para algumas crianças, são assuntos relacionados ao trabalho da própria família; para outras é a oportunidade de conhecer uma realidade diferente e ter contato com a atividade rural. Os alunos da Escola Municipal Lígia Chaves Cabral, localizada na área urbana de Lauro Muller, vivenciaram um dia no campo e viram na prática alguns dos conteúdos que o projeto Sanitarista Junior desenvolveu com a turma de forma teórica. 

As crianças, que estudam no quarto ano, viram como funciona uma fazenda de gado leiteiro na comunidade de Itanema, no município. A propriedade escolhida para a visita está em processo de certificação como livre de brucelose e tuberculose, doenças que são abordadas nas atividades do Sanitarista Junior. 

Os alunos puderam visualizar diversos cuidados com o bem estar animal, a começar pela alimentação. A visita também demonstrou como é feito o trabalho de ordenha, o resfriamento do leite e os cuidados com o transporte – todas etapas necessárias para garantir que o produto chegue em condições até o laticínio onde será pasteurizado, embalado ou transformado em outros produtos lácteos. 

Os temas ligados à produção vegetal também despertaram a curiosidade dos estudantes, como ver pela primeira vez um pé de algodão. Quando o projeto atende crianças da área urbana, como é o caso desta escola de Lauro Muller, o Sanitarista Junior também promove a valorização da atividade rural, mostrando seu papel na economia e na produção de alimentos e formas de manejo que proporcionam mais saúde para animais e humanos e mais harmonia com o ambiente.  

Mais informações à imprensa:
Denise De Rocchi
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
https://www.instagram.com/cidascoficial/
Ouvidoria: 0800 644 8500