Profissionais da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) das Regionais de Lages, São Joaquim e Chapecó estiveram na Cooperativa Regional Auriverde, no município de Cunha Porã, no dia 11 de julho, dando continuidade na implantação do Selo de Conformidade Cidasc (SCC). A ação foi realizada por Carlos Eduardo Souza Prado, Jorge Amilton de Souza e Cláudio Antônio Ranzi, técnicos agrícolas da Cidasc, que analisaram os processos implementados pela cooperativa de acordo com o Sistema de Gestão de Segurança de Alimentos (SGSA), possibilitando a certificação da empresa no programa Selo de Conformidade Cidasc (SCC). O SCC é uma certificação de processos, a cooperativa está sendo certificada no processo de moagem de trigo.
Os técnicos agrícolas verificaram as planilhas de anotações do Procedimento Operacional Padrão (POP) e as Boas Práticas de Fabricação (BPF). Após foi realizada uma visita in loco da indústria: área de produção, sala de embalagens, sala de aditivos, empacotamento, armazenamento, expedição e o entorno da indústria (pátio), moegas e silos.
A atividade foi acompanhada pelo médico veterinário e gestor do departamento Regional da Cidasc de Chapecó, Ivan N. Ulsenheimer, que parabenizou a cooperativa pela proatividade em buscar a certificação com este Selo fornecido pela Cidasc, mostrando a preocupação da Cooperativa Auriverde com seus produtos e com os consumidores.
O Selo de Conformidade Cidasc (SCC) foi criado em 2015 pela equipe técnica da Divisão de Classificação de Produtos de Origem Vegetal, do Departamento Estadual de Defesa Sanitária Vegetal da Cidasc. “A certificação oferece suporte a agronegócios catarinenses, que se dediquem à produção, beneficiamento, processamento e comercialização de produtos de origem vegetal destinados ao consumo humano e também garante a sanidade e segurança destes produtos”, comenta o gestor da Divisão de Classificação de Produtos de Origem Vegetal, Thiago Borghezan.
Ao aderir ao SCC, a empresa beneficiadora e ou processadora de produtos de origem vegetal (produtor) pode adicionar o Selo SCC às embalagens dos seus produtos, o que indica ao consumidor que o produto que está sendo adquirido passou por processo (foi feito) seguindo os padrões sanitários.
+A Cooperativa Regional Auriverde
Fundada em 1968, a Cooperativa Regional Auriverde atua em suinocultura, avicultura, bovinocultura e grãos. O objetivo inicial dos fundadores da Cooperativa Agrícola Mista Cunha Porã era desenvolver as atividades econômicas, organizar a produção e a comercialização. Desde então, a atual Cooperativa Regional Auriverde vem desenvolvendo bons frutos com o relacionamento com seus associados, clientes e colaboradores, através de muito esforço e trabalho em equipe, fazendo com que a cada dia, tanto a Auriverde como seus produtos, sejam reconhecidos em todo o país.
Mais informações à imprensa:
Alessandra Carvalho
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
https://www.instagram.com/cidascoficial/
Ouvidoria: 0800 644 8500