A turma da quarta série da escola Lígia Chaves Cabral, de Lauro Muller, já sabe a importância da inspeção sanitária para a saúde humana. Os estudantes aprenderam com os médicos veterinários da Cidasc Lorena Guimarães e José Guidi Neto que todo produto de origem animal (carnes, ovos, pescados, lácteos, mel…) precisa ter selo de inspeção sanitária para ser comercializado.
Produtos inspecionados são feitos com matéria prima com procedência conhecida e são manipulados seguindo normas de higiene e em ambiente adequado, para evitar contaminações que ofereçam risco à saúde do consumidor. O selo de inspeção pode ser municipal, estadual ou federal.
A conservação destes alimentos de origem animal também é importante para preservar a saúde humana, observando a temperatura adequada para cada um deles.
A escola Lígia Chaves Cabral é uma das parceiras do projeto Sanitarista Junior, que a Cidasc desenvolve desde 2015. Diversos temas relacionados à defesa agropecuária, como o controle de zoonoses, são levados para a sala de aula com auxílio do material didático produzido pelo projeto.
As escolas interessadas em aderir ao Sanitarista Junior podem procurar a Cidasc pelo e-mail educacaosanitaria@cidasc.sc.gov.br .
A companhia capacita os professores das instituições participantes e fornece os livros, que apresentam a defesa sanitária animal, a defesa sanitária vegetal e a relação entre produção agropecuária e meio ambiente de forma lúdica, adequada à faixa etária dos estudantes.
Mais informações à imprensa:
Denise De Rocchi
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
https://www.instagram.com/cidascoficial/
Ouvidoria: 0800 644 8500