
O Departamento Regional de Concórdia recebe durante esta semana a visita do colaborador Luiz Cláudio Todeschini, do Departamento Regional de Joinville, para auxiliar no Plano Amostral do Programa de Vigilância Baseado em Risco (PVBR), do Programa Nacional de Erradicação da Febre Aftosa (PNEFA). A doença é considerada erradicada no Brasil e alguns estados, como Santa Catarina, são certificados como zona livre sem vacinação.
Ainda assim, o PNEFA prevê as ações de vigilância epidemiológica, com a realização de testes em bovinos por amostragem baseada em condições de risco maior para febre aftosa. O município de Concórdia possui o maior número de propriedades a serem amostradas do Estado de Santa Catarina.
“A contribuição do médico veterinário Luiz Cláudio é de suma importância para o cumprimento do Plano Amostral do Programa de Vigilância Baseado em Risco, pois além das demandas do plano, são mantidas as ações de rotina de diversos programas sanitários”, relata a gestora regional Patrícia Resende Diniz Caires.

Conforme descrito no Protocolo Amostral para Vigilância em estabelecimentos rurais do PVBR – PNEFA-, “a vigilância em estabelecimentos rurais (vigilância ativa) é um dos componentes do sistema de vigilância para febre aftosa e tem por objetivo primário avaliar a presença de fatores de risco para a ocorrência da doença na população-alvo PNEFA, bem como orientar os produtores sobre as práticas de biosseguridade, sinais clínicos da febre aftosa e os procedimentos para a notificação de suspeita, promovendo, ainda, um incremento no engajamento dos produtores ao sistema de prevenção e detecção precoce da febre aftosa”. O sistema de prevenção e detecção está descrito na Instrução Normativa n° 48/2020, do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA).
O plano Amostral PVBR/ PNEFA está sendo coordenado na Cidasc pelo médico veterinário Ody Hess Gonçalves, responsável pela Coordenação Estadual de Vigilância para Febre Aftosa e Síndromes Vesiculares (Cefav) e pela Coordenação do Departamento Estadual de Defesa Agropecuária (Dedsa).
Mais informações à imprensa:
Denise De Rocchi
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
https://www.instagram.com/cidascoficial/
Ouvidoria: 0800 644 8500