Os alunos do quinto ano da Escola de Educação Básica Municipal Sonho Infantil, no município de Monte Carlo, participantes do Projeto Sanitarista Junior da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), mergulharam em uma jornada educativa que destaca a relevância da Defesa Sanitária Vegetal e a classificação de alimentos de origem vegetal. Os jovens estudantes tiveram a oportunidade de aprender sobre esse tema, nos dias 18 e 19 de outubro.
A Defesa Sanitária Vegetal desempenha um papel fundamental na proteção e desenvolvimento dos ecossistemas agrícolas. Além disso, ela estabelece diretrizes essenciais que orientam as boas práticas de agricultura, permitindo a comercialização dos produtos agrícolas de acordo com as exigências dos mercados nacional e internacional.
No dia 18 de outubro, a escola recebeu a visita de Ezequiel Pelentir, classificador do Departamento Regional da Cidasc em Campos Novos. Os alunos tiveram a chance de aprofundar seus conhecimentos sobre a classificação de alimentos de origem vegetal. Esta prática tem como objetivo padronizar os produtos, tornando-os visualmente homogêneos e garantindo maior segurança alimentar. Quando a classificação não é aplicada corretamente, o resultado pode ser a colheita de produtos imaturos ou excessivamente maduros, o que prejudica o sabor e a qualidade dos alimentos.
Já no dia seguinte, 19 de outubro, os engenheiros-agrônomos do Departamento Regional da Cidasc em Caçador, Fernando José Felix e João Altino, ministraram uma aula que abordou o uso de agrotóxicos e a importância do uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) na aplicação desses produtos químicos. Os alunos aprenderam sobre a importância de considerar uma série de cuidados ao iniciar uma lavoura, desde a escolha do local da cultura até a seleção de sementes e mudas registradas, escolha de equipamentos adequados, insumos e mão de obra qualificada, entre outras necessidades.
Além de discutir o processo produtivo, os engenheiros destacaram a importância da conscientização e segurança em todo o ciclo de produção. Os agrotóxicos desempenham um papel crucial na proteção das culturas contra pragas, doenças e plantas daninhas, mas o uso inadequado desses produtos pode representar riscos tanto para os alimentos produzidos quanto para a saúde dos agricultores.
“Essa iniciativa da Cidasc, em parceria com a Escola de Educação Básica Municipal Sonho Infantil, tem como objetivo fornecer aos alunos conhecimentos essenciais sobre a agricultura, segurança alimentar e a importância da Defesa Sanitária Vegetal, preparando as futuras gerações para atuar de forma consciente e responsável no setor agrícola”, comentam os engenheiros-agrônomos.
“O aprendizado desses jovens estudantes representa um passo importante na promoção de práticas agrícolas mais sustentáveis e seguras, contribuindo para a proteção dos ecossistemas agrícolas e a qualidade dos alimentos que chegam à mesa dos consumidores. A parceria entre a educação e os órgãos responsáveis pela defesa sanitária vegetal se mostra fundamental para o desenvolvimento agrícola e a garantia de alimentos seguros e de alta qualidade”, destaca a médica veterinária da Cidasc, Andreia Rodrigues Lemes Araújo.
+Projeto Sanitarista Junior
O Projeto Sanitarista Junior, focado na defesa agropecuária, sanidade ambiental e humana, foi elaborado a partir da construção do Programa Estadual de Educação Sanitária em Defesa Agropecuária e desenvolvido para ser executado junto às escolas por livre demanda. Desde 2015 leva para a sala de aula conteúdos transversais, relacionados à defesa agropecuária, como sanidade animal, sanidade vegetal e inspeção de produtos de origem animal.
Mais de 15 mil estudantes catarinenses já foram beneficiados com esta iniciativa. Ao final do ano letivo eles recebem o certificado de Sanitarista Junior, por completarem a jornada. O material didático é fornecido pela Cidasc e foi desenvolvido por profissionais da companhia, para apresentar as questões sanitárias de forma lúdica e adequada à faixa etária. Trata sobre temas como: saúde animal, sanidade vegetal, qualidade dos produtos agropecuários, uso correto de agrotóxicos, agricultura orgânica, bem-estar animal, preservação do meio-ambiente e promoção da saúde humana.
O propósito do projeto é promover mudanças de comportamento, iniciando por tornar a nova geração mais consciente dos benefícios que os cuidados com a sanidade trazem para a produção agropecuária e para a sociedade. As aulas envolvem saídas de campo, apresentação de vídeos educativos e práticas dentro do contexto da defesa agropecuária.
Ficou interessado?
Agende uma apresentação sobre o projeto na sua instituição. Envie sua solicitação para o e-mail: fabranco@cidasc.sc.gov.br
Mais informações à imprensa:
Alessandra Carvalho
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
https://www.instagram.com/cidascoficial/
Ouvidoria: 0800 644 8500