Na noite de sete de novembro, a Cidasc realizou uma reunião com a Associação de Bananicultores de Sanga da Curva (ABASC), conduzida pelo Gestor Regional da Cidasc de Criciúma, engenheiro agrônomo Daniel Remor Moritz e pela técnica agrícola Valdirene Emerim De Noni, lotada no município de Jacinto Machado.
Entre os assuntos abordados, estavam a legislação de agrotóxicos, as responsabilidades do produtor rural e os programas de Monitoramento de Resíduos de Agrotóxicos e Aplicador Legal. O agricultor deve estar atento ao armazenamento em local próprio para o agrotóxico, somente utilizar produtos registrados e recomendados para a cultura, bem como respeitar período de carência, forma de aplicação e dosagem.
A compra destes insumos deve ser feita em agropecuárias registradas, sempre com receituário agronômico, emitido por um profissional. O receituário elaborado a partir de um bom diagnóstico da lavoura e seguido pelo produtor aumenta as chances de obter bons resultados na safra.
Também foram discutidos na reunião a certificação fitossanitária, importante para os fruticultores, e o programa e-Origem. Este último é um programa de rastreabilidade de frutas, legumes e hortaliças, que permite ao consumidor saber onde os alimentos que está comprando foram produzidos. O cadastro para o produtor é gratuito.
Segundo o gestor Daniel Remor Moritz, “a interação que ocorreu entre Cidasc e produtores rurais na reunião foi excelente, pois os produtores interagiram bastante, tirando suas dúvidas e realizando diversos questionamentos”. A atividade foi solicitada pela ABASC, para que as dúvidas sobre legislação, tanto de agrotóxicos quanto de defesa sanitária vegetal, pudessem ser esclarecidas.
Mais informações à imprensa:
Denise De Rocchi
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom