Oito equipes técnicas e uma de monitoramento de pragas e doenças vão percorrer as quatro regiões de Mato Grosso visitando propriedades rurais entre os dias 14 a 25 de outubro. O objetivo do quinto Circuito Tecnológico é fazer um raio-x da safra diretamente no campo, com a aplicação de questionário e coleta de amostras de materiais.
As novidades para essa edição são o ranqueamento por eficiência dos dados coletados, a ampliação no número de equipes, passando de cinco para oito, a quantidade de fazendas a serem visitas que praticamente dobrou, chegando a 640 propriedades, e a equipe de monitoramento de pragas e doenças que terá a participação do coordenador da Comissão de Defesa Sanitária Vegetal do MAPA, Wanderlei Dias Guerra.
A qualidade das sementes, o uso de fertilizantes e maquinários, o manejo das pragas, a gestão, mão-de-obra e infraestrutura das propriedades, são os focos do Circuito, e segundo o diretor técnico da Aprosoja, Nery Ribas, é por meio desses dados que são diagnosticados os gargalos existentes no campo. “Com os dados vamos gerar um ranking conforme o grau de eficiência e um benchmarking de melhores práticas. Essas informações também servem de referência para elaborar materiais técnicos e palestras para os produtores.”
Nesta edição, o circuito conta a participação do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) para levantar dados sobre a situação da mão-de-obra no campo. Segundo Rui Prado, presidente do Sistema Famato, esse levantamento é fundamental, pois também pauta as ações do Senar. “Depois de verificar as condições da mão-de-obra podemos pensar futuras ações.”
Além de aplicar as 60 questões que compõem o questionário, as equipes também farão a coleta de amostras de sementes e fertilizantes que serão analisadas e tabuladas.
Roteiros – Na primeira semana, entre os dias 14 a 19, as regiões Norte e Oeste recebem a visita das equipes que percorrem de forma aleatória e sem aviso prévio as propriedades. Já na segunda semana, entre os dias 21 e 24, estarão no roteiro das regiões Sul e Leste. O Circuito conta com o patrocínio da Basf, Bayer, Dow Agrosciences, Sicredi e Chevrolet.
Safra 2013/2014 – Durante a coletiva de imprensa nesta quinta (10), o superintendente do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA), Otávio Celidônio, apresentou dados e perspectivas para a safra 2013/2014. Segundo o IMEA, a expectativa é que seja a maior safra da história, a nível estadual e nacional, mas com aumento significativo no custo de produção e gastos adicionais no combate à lagarta Helicoverpa.
Fonte: Cultivar