No dia 11 de dezembro, a Cooperativa Juriti, sediada em Massaranduba, marcou um importante passo em direção à excelência na indústria alimentícia ao realizar o primeiro treinamento de manipuladores e funcionários como parte do processo de implantação do Selo de Conformidade Cidasc (SCC). Os instrutores responsáveis por transmitir o conhecimento foram os técnicos agrícolas da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), Valdirene Régia Bizolo Sommer e Odair José Mantoanelli, lotados no Departamento Regional da Cidasc de Joinville.
Para garantir a participação de todos os colaboradores, considerando seus horários e turnos de trabalho, o treinamento foi dividido em três momentos distintos, realizados no auditório da sede da cooperativa em Massaranduba. Os tópicos abordados durante o treinamento incluíram informações sobre certificações em geral, detalhes sobre a implantação e as diversas etapas do SCC na Cooperativa Juriti.
“A implantação do Selo de Conformidade Cidasc (SCC) representa um compromisso sólido da Cooperativa Juriti com a qualidade e a segurança dos alimentos, fortalecendo seu papel como referência no setor”, destaca a técnica agrícola da Cidasc, Valdirene Régia Bizolo Sommer.
Um destaque foi dado à importância do comprometimento de todos os colaboradores, ressaltando que a certificação de processo na indústria de alimentos depende do envolvimento ativo de cada colaborador e cooperado. A equipe do Sistema de Gestão da Segurança dos Alimentos (SGSG) da cooperativa enfatiza a importância deste treinamento para o sucesso da implantação da certificação e da participação ativa de todos os manipuladores no processo de garantia da segurança dos alimentos.
A Cooperativa Juriti, cuja principal atividade é o beneficiamento do arroz, abrange diversas etapas do processo, desde a secagem até a comercialização da produção recebida de seus cooperados. Além disso, a cooperativa atua na comercialização de fertilizantes, insumos e defensivos agrícolas.
+Selo de Conformidade Cidasc (SCC)
Desde a criação do Selo de Conformidade Cidasc (SCC) em 2015, várias empresas participaram do programa e dezenas já obtiveram a certificação. Podem aderir ao programa empresas de produção, beneficiamento, processamento e comercialização de produtos de origem vegetal destinados ao consumo humano. Grãos, farinhas, frutas, geleias e conservas são alguns exemplos de produtos elegíveis para o Selo de Conformidade Cidasc (SCC).
Os produtos certificados com o Selo de Conformidade Cidasc (SCC), se tornam um diferencial competitivo, que atesta para o consumidor que aquele fabricante segue padrões que resultam em um produto de qualidade, seguro para o consumo, e estão presentes no comércio em todo o Brasil e em 25 países.
As empresas certificadas passam por auditorias periódicas, para mostrar que as boas práticas continuam sendo seguidas após a conquista do Selo. Você encontra mais detalhes sobre como é o processo de certificação neste link.
Mais informações à imprensa:
Alessandra Carvalho
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
https://www.instagram.com/cidascoficial/
Ouvidoria: 0800 644 8500