O Departamento de Controle Interno e Ouvidoria e o Departamento Estadual de Gestão de Pessoas promoveram um treinamento sobre o Código de Conduta e Integridade e o Plano de Integridade da Cidasc em Florianópolis, nesta quinta-feira, 2 de maio. Na plateia, estavam os colaboradores que atuam no escritório central da empresa pública, tanto em atividades administrativas quanto na área técnica.
O diretor de Desenvolvimento Institucional, Marcos Roberto Pacheco, fez a abertura da atividade. A primeira apresentação coube ao gestor do Departamento de Controle Interno e Ouvidoria, Éder Pires Bittencourt, que explicou que o Plano de Integridade atende a determinações legais, estabelecidas pelo Governo do Estado. Ressaltou, no entanto, que o Plano de Integridade vai além da identificação e punição das práticas vedadas: o objetivo é mapear riscos à integridade da companhia e adotar medidas preventivas.
“A realização de treinamentos sobre o Código de Conduta da Cidasc é uma das medidas de mitigação de um risco que mapeamos, para que todo empregado da companhia saiba quais são seus deveres e que práticas não são permitidas”, disse Bittencourt. Entre os exemplos trazidos pelos palestrantes, estão a obrigação de zelar pelos equipamentos de trabalho e de não utilizar maquinário e veículos para outros fins, bem como a proibição de promover na empresa ações não relacionadas com o trabalho, como comércio de produtos ou atividades religiosas ou políticas.
Gisele Patrício Lima, integrante do Departamento de Controle Interno e Ouvidoria, destacou as questões relativas à postura pessoal e ao relacionamento com público externo e colegas. Boas relações humanas, com respeito à diversidade, tornam o ambiente mais acolhedor e contribuem para o melhor desempenho das atividades profissionais.
As obrigações relativas à segurança do trabalho também foram citadas no treinamento, enfatizando que as normas servem para proteger o próprio empregado e que são parte do Código de Conduta. “Nem a empresa, nem os colegas, desejam que aconteçam acidentes de trabalho. Os EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) servem para prevenção”, enfatizou o gestor do DEGEP, Gustavo Nogueira Giovanni.
O Código de Conduta está disponível para consulta de todos os empregados neste link. Para compreender a fundo a origem do Plano de Integridade e como ele é atualizado a cada ciclo de 12 meses, acesse a notícia Plano de Integridade e Compliance é apresentado para a direção da Cidasc .
O colaborador que identificar uma infração deve comunicar seu gestor de departamento ou acionar a ouvidoria pelo fone 0800-644-8500 ou e-mail ouvidoria@cidasc.sc.gov.br . O Departamento de Controle Interno e Ouvidoria garante o anonimato do denunciante para evitar qualquer retaliação.
Mais informações à imprensa:
Denise De Rocchi
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
https://www.instagram.com/cidascoficial/
Ouvidoria: 0800 644 8500