Foto: Departamento Regional da Cidasc de Chapecó.

A Uceff, instituição de ensino localizada no bairro Palmital, Chapecó, sediou, entre os dias 15 e 17 de maio, a VI Semana Acadêmica de Medicina Veterinária (Semavet). O evento contou com a presença dos médicos-veterinários Esther Gonçalves e Fábio Varoni, da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) de Chapecó, que participaram como palestrantes convidados.

Foto: Departamento Regional da Cidasc de Chapecó.

No dia 16 de maio, Esther e Fábio abordaram o panorama atual da raiva no município de Chapecó como parte do Projeto Sanitarista Acadêmico. Durante a palestra, destacaram que atualmente Chapecó possui seis propriedades com foco da doença e oito bovinos com resultado positivo para raiva. O primeiro foco foi identificado em fevereiro deste ano.

Foto: Departamento Regional da Cidasc de Chapecó.

Os palestrantes enfatizaram a importância das atividades de educação sanitária para capacitar produtores, médicos-veterinários e demais envolvidos na cadeia produtiva na identificação precoce da doença e na localização dos abrigos de morcegos hematófagos, principais transmissores da raiva.

Foto: Departamento Regional da Cidasc de Chapecó.

Os estudantes de medicina veterinária presentes tiveram a oportunidade de interagir diretamente com os palestrantes, fazendo perguntas e esclarecendo dúvidas sobre a doença, seu impacto no município e as ações que estão sendo realizadas pela Cidasc para o controle dos focos e a implementação de medidas preventivas.

A Cidasc reforça a orientação aos produtores para manterem em dia a vacinação de seus animais, uma medida que não apenas protege o rebanho, mas também resguarda a saúde humana. Abaixo, apresentamos algumas orientações sobre a aplicação da vacina.

Um guia rápido sobre a vacina da raiva

A vacina anti-rábica deve ser aplicada anualmente nos animais domésticos e de criação. Vacine ovinos, bovinos, caprinos e equinos com mais de 90 dias de vida. Quanto à vacinação de cães e gatos, consulte o médico veterinário. Abaixo, orientações para cada situação envolvendo animais de criação. 

Animal nunca foi vacinado contra raiva:

1. Vacine;
2. Dê uma dose de reforço em 30 dias;
3. Faça nova dose de reforço em 180 dias;
4. Revacinar semestralmente.

Animal foi vacinado alguma vez, mas não vinha recebendo o reforço anual:

1. Vacine;
2. Dê uma dose de reforço em 30 dias;
3. Faça nova dose de reforço em 180 dias;
4. Revacinar semestralmente.

Animal foi vacinado e recebeu dose de reforço há mais de 180 dias:

1. Vacine agora;
2. Revacinar semestralmente;

Animal foi vacinado e recebeu dose de reforço há menos de 180 dias:

1. Aguarde o prazo para vacinar.

Atenção para a conservação da vacina, pois ela precisa de refrigeração. Tanto na hora de guardar quanto de transportar o produto para a propriedade, ela precisa ser mantida entre 2 °C e 8 °C. Ela perde eficácia se guardada depois que o frasco é aberto, por isso o que resta no vidro aberto não pode ser guardado para o momento da aplicação do reforço. 

Fique atento e lembre que a vacina da raiva deve ser reforçada semestralmente. 

Notifique à Cidasc sempre que aparecer sintomatologia nervosa nos animais e nunca manipule animais suspeitos, porque existe o risco de contágio através da saliva.

+Projeto Sanitarista Acadêmico
O Projeto Sanitarista Acadêmico, idealizado pela equipe da Cidasc para aproximar o setor educacional e a defesa agropecuária, foi lançado, no dia 08 de junho de 2021, e apresentado para universidades e escolas técnicas de Santa Catarina. O evento, realizado no formato on-line, aproximou o setor público e privado, com objetivo de formar uma aliança na área de defesa agropecuária, por ações conjuntas com as instituições como: palestras e futuros projetos de pesquisa, além de contribuir com a formação dos futuros profissionais do setor agropecuário, propiciando conhecimentos sobre a defesa agropecuária e o fortalecimento de redes de trabalho colaborativo. 

Com o Sanitarista Acadêmico, a Cidasc busca se aproximar da educação técnica e superior, contribuindo com a importância do trabalho da Cidasc na promoção da saúde pública, do bem-estar animal e na preservação do meio ambiente. 

A intenção do projeto é não se restringir aos cursos mais próximos do campo, como Medicina Veterinária, Agronomia e Zootecnia, abrangendo também outras especialidades no campo da saúde, uma vez que cuidar da sanidade animal e vegetal é também promover a saúde humana. Apoiado sob a ótica de One Health (Saúde Única), definida pela FAO/OIE/OMS, o projeto visa demonstrar a importância e o potencial da saúde animal, sanidade vegetal, e segurança dos alimentos para a sociedade.

O Sanitarista Acadêmico prevê, ainda, difundir os valores, a cultura e o papel da agricultura de Santa Catarina, bem como o seu potencial para gerar qualidade de vida, com a preservação, equilíbrio ambiental e produção de alimentos seguros.

A defesa agropecuária, que em Santa Catarina é de responsabilidade da Cidasc, é essencial para que o alimento oferecido à população seja seguro para consumo. Programas de educação sanitária, como o Sanitarista Acadêmico, buscam mostrar a relevância deste serviço para o bem-estar das pessoas e também para o bom desempenho das atividades econômicas ligadas ao meio rural.

Ficou interessado no Projeto Sanitarista Acadêmico?
Agende uma apresentação sobre o projeto na sua instituição. Envie sua solicitação para o e-mail: fabranco@cidasc.sc.gov.br  

+Inf.: https://www.cidasc.sc.gov.br/educacao-sanitaria/sanitarista-academico/

Mais informações à imprensa:
Alessandra Carvalho
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
https://www.instagram.com/cidascoficial/
Ouvidoria: 0800 644 8500