As médicas-veterinárias Fernanda Zordan Fontana e Vanessa Lucca Alano, da Unidade Veterinária Local (UVL) do Departamento Regional da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) de Concórdia, conduziram, nesta sexta-feira, 12 de julho, uma aula especial pelo Programa Sanitarista Junior.
A atividade foi destinada aos alunos do sétimo ano matutino da Escola Básica Municipal Frei Cipriano Chardon e contou com a presença da diretora da escola, Vânia Bernardi; da orientadora de informática, Roseli Fernanda Rodrigues da Silva; das professoras Roselei Datsch (Arte), Cristiane Thome Cavalli (Geografia), Keili Stein Bordin (Ciências) e Jéssica Resmini, que participaram ativamente da atividade, que foi realizada para um grupo de 13 alunos. A médica-veterinária Tatiane Pelozin, do Instituto Catarinense de Sanidade Agropecuária (Icasa), também participou como palestrante.
Atividades Educativas e importância da GTA
No início da aula, sob a orientação do professor de Português, Gelson Neri Bourckhardt, os alunos apresentaram cartazes e trabalhos sobre a importância e o uso da Guia de Trânsito Animal (GTA), as características da Febre Aftosa e a obrigatoriedade da brincagem de bovídeos em Santa Catarina. As apresentações demonstraram um entendimento abrangente e detalhado sobre os temas, evidenciando o empenho e a preparação dos estudantes. “Foi uma atividade muito gratificante, porque os alunos se dedicaram e demonstraram interesse, estudo e preparo para a apresentação”, comentou a médica-veterinária Fernanda Zordan Fontana.
Aula sobre Brucelose e Tuberculose
Após as apresentações, foi ministrada a aula “Brucelose e Tuberculose: características e prevenção destas importantes zoonoses!”. As veterinárias explicaram que a Brucelose e a Tuberculose são zoonoses significativas, que podem ser transmitidas entre animais e humanos. Destacaram que a prevenção é realizada por meio de exames regulares em bovinos e búfalos, especialmente em animais de produção leiteira e reprodutores, para evitar a propagação dessas doenças.
Características das zoonoses
A Tuberculose, que afeta principalmente o sistema respiratório dos animais, pode levar a lesões digestivas, emagrecimento, falta de apetite, dificuldades respiratórias e, em casos graves, à morte. A Brucelose, por outro lado, afeta a parte reprodutiva de machos e fêmeas, sendo o aborto no final da gestação um dos sinais mais marcantes. Ambas as doenças são contagiosas e graves, podendo causar sérios problemas de saúde em animais e humanos.
Prevenção e tratamento
Nos animais, não há tratamento, sendo os doentes conduzidos para abate sanitário para evitar a propagação da doença. Nos seres humanos, o tratamento é realizado com antibióticos, sob orientação da Secretaria de Saúde e acompanhamento médico. Quando há focos dessas doenças em propriedades rurais, os bovinos e búfalos são encaminhados para abate, e o produtor recebe indenização do Governo para compensar os gastos e a perda dos animais. A principal forma de prevenção é a compra de animais com exames válidos e negativos.
Material educativo e contato
Durante a atividade, foram distribuídos folhetos educativos que detalham as características e formas de prevenção da Brucelose e da Tuberculose. Foi enfatizada a importância da observação atenta aos animais e a notificação imediata de qualquer sinal clínico suspeito à Cidasc, através do telefone 0800 643 9300.
+Projeto Sanitarista Junior
O Projeto Sanitarista Junior, focado na defesa agropecuária, sanidade ambiental e humana, foi elaborado a partir da construção do Programa Estadual de Educação Sanitária em Defesa Agropecuária e desenvolvido para ser executado junto às escolas por livre demanda. Desde 2015 leva para a sala de aula conteúdos transversais, relacionados à defesa agropecuária, como sanidade animal, sanidade vegetal e inspeção de produtos de origem animal.
Milhares de estudantes catarinenses já foram beneficiados com esta iniciativa. Ao final do ano letivo eles recebem o certificado de Sanitarista Junior, por completarem a jornada. O material didático é fornecido pela Cidasc e foi desenvolvido por profissionais da companhia, para apresentar as questões sanitárias de forma lúdica e adequada à faixa etária. Trata sobre temas como: saúde animal, sanidade vegetal, qualidade dos produtos agropecuários, uso correto de agrotóxicos, agricultura orgânica, bem-estar animal, preservação do meio ambiente e promoção da saúde humana.
O propósito do projeto é promover mudanças de comportamento, iniciando por tornar a nova geração mais consciente dos benefícios que os cuidados com a sanidade trazem para a produção agropecuária e para a sociedade. As aulas envolvem saídas de campo, apresentação de vídeos educativos e práticas dentro do contexto da defesa agropecuária.
Ficou interessado no Projeto Sanitarista Junior?
Agende uma apresentação sobre o projeto na sua instituição. Envie sua solicitação para o e-mail: fabranco@cidasc.sc.gov.br
Mais informações à imprensa:
Alessandra Carvalho
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
https://www.instagram.com/cidascoficial/
Ouvidoria: 0800 644 8500