
A gestora do Departamento Regional da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) de Canoinhas, Maritza Martins Mansani, marcou presença no Seminário Regional de Pecuária de Corte e Leite, realizado nesta quinta-feira (18), no Clube Valões, em Irineópolis. O evento, fruto de uma colaboração entre a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), Sindicato dos Produtores Rurais de Irineópolis (Spri), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Associação dos Engenheiros Agrícolas do Planalto Norte de Santa Catarina (Asseplan), Planorte Leite e a prefeitura de Irineópolis, reuniu pecuaristas do Planalto Norte catarinense.

A programação do seminário foi diversificada e incluiu palestras de destaque. O pesquisador da Epagri de Lages, Cassiano Eduardo Pinto, apresentou a palestra “Construção de sistemas pecuários para rentabilidade”, abordando estratégias para aumentar a lucratividade na pecuária. Diego de Córdova Cucco, professor da Udesc, falou sobre “Melhoramento genético para a pecuária”, destacando as inovações e técnicas para aprimorar a genética do rebanho. Luiz Henrique Schaitz, do Senar, conduziu a palestra sobre “Controle Sanitário Bovino”, enfatizando a importância da sanidade animal na produção pecuária.

O seminário faz parte da programação da 9ª Festa do Trator, um evento tradicional na região que celebra o agronegócio e reúne produtores, pesquisadores e especialistas do setor para troca de conhecimento e experiências. As empresas Cidasc e Epagri estavam presentes com stand para atendimento ao público.

Maritza destacou a importância do seminário para o desenvolvimento da pecuária na região. “Eventos como este são fundamentais para promover a troca de informações e experiências entre os pecuaristas, além de trazer inovações que podem ser aplicadas nas propriedades, contribuindo para o desenvolvimento sustentável da pecuária local”, afirmou a gestora.
A participação da Cidasc no seminário reforça o compromisso da companhia em apoiar e fomentar o agronegócio em Santa Catarina, promovendo o desenvolvimento sustentável e a melhoria contínua das práticas pecuárias.
Produção de leite e pecuária de corte
Na região do Planalto Norte temos aproximadamente 800 famílias entregando leite regularmente para laticínios e mais de mil famílias gerando renda dessa atividade.
Na pecuária de corte, existem mais de 4 mil famílias produzindo bovinos para corte, sendo que 80% dessas famílias criam animais para consumo próprio. Segundo dados do observatório agro catarinense, no município de Irineópolis existem 354 produtores de bovinos de corte, que abatem mais de 2 mil bovinos por ano. Na pecuária de leite, são 1800 vacas ordenhadas, com uma produção superior a 7 milhões de litros de leite por ano. Essas duas atividades geram mais de 20 milhões de reais em valor interno bruto para o município de Irineópolis.
Pela importância dessas atividades e principalmente pela tão requisitada característica da promoção de sucessão familiar, ou seja, um dos filhos está assumindo o trabalho dos pais na propriedade rural, as empresas e entidades do setor se uniram para promover o conhecimento e enaltecer o papel destas atividades para a região.
Os dez municípios do Planalto Norte catarinense produzem cerca de 70 milhões de litros de leite por ano, com produtividade média de 4 mil a 4,5 mil litros por animal ao ano. Porto União, Canoinhas e Mafra são os principais produtores e a atividade só não é prioridade em Campo Alegre, São Bento do Sul e Três Barras.
São cerca de 800 famílias agricultoras da região entregando leite de forma regular para a indústria, além de outras que produzem apenas para consumo próprio. A grande maioria do leite da região é produzido por famílias que estão há mais de 15 ou 20 anos na atividade, com forte característica de sucessão, ou seja, um dos filhos está assumindo o trabalho dos pais na propriedade rural.
Mais informações à imprensa:
Alessandra Carvalho
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
https://www.instagram.com/cidascoficial/
Ouvidoria: 0800 644 8500