O Centro de Distribuição (CD) do Angeloni, localizado em Porto Belo, recebeu, na quarta-feira (14/08), profissionais da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) para acompanhar o início da produção de fatiados, com o Serviço de Inspeção Estadual (SIE) e ao SISBI (Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal). Por meio deste serviço, a Cidasc certifica que os produtos de origem animal fabricados pela empresa atendem aos rigorosos padrões de segurança e qualidade exigidos pelo Estado, garantindo maior confiabilidade ao consumidor.
A visita técnica contou com a presença de Diego Rodrigo Torres Severo, diretor de Defesa Agropecuária da Cidasc; Jean Fabricio Morais, gestor do Departamento Regional da Cidasc de Itajaí; e Daisy Brodbeck Mendieta Cordeiro, médica-veterinária e coordenadora regional de inspeção. Além disso, representando o Angeloni, estiveram presentes Norberto Colla, diretor; Caroline Bastos, médica-veterinária e coordenadora central de fatiados e câmara fria; Felipe Acelon de Melo, gerente central de panificação; Uarley Teixeira Chaves, gerente de logística; Gilberto Oliveira do Nascimento, diretor de operações; e a médica-veterinária e responsável técnica, Andressa Queiroz Lemunie.
Durante a reunião, os representantes da Cidasc foram apresentados à equipe responsável e à estrutura completa do Centro de Distribuição do Angeloni, onde a produção dos produtos com o SIE n.º 1278 iniciou. O reconhecimento do SIE reforça o compromisso do Angeloni com a excelência na fabricação e comercialização de produtos de origem animal, refletindo diretamente na segurança alimentar e na confiança do consumidor.
O Selo de Inspeção Estadual (SIE) é fundamental para garantir que produtos de origem animal sejam produzidos dentro das normas sanitárias e de qualidade estabelecidas pela Cidasc, o que é essencial para a proteção da saúde pública.
Papel da Cidasc
A atuação da Cidasc é primordial para os produtores obterem os selos de Serviço de Inspeção Estadual (SIE), Selo Arte, e do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi/POA).
O objetivo do serviço de inspeção é garantir a segurança dos alimentos ao consumidor, por meio da inspeção ante e post mortem dos animais e da adoção de medidas de controle de todo processo produtivo de alimentos de origem animal.
O serviço é essencial para o agronegócio catarinense, pois garante aos consumidores alimentos seguros, reduzindo o risco de infecções e toxinfecções alimentares. O registro no SIE contribui diretamente para o combate à clandestinidade, ao incentivar que os estabelecimentos atendam à legislação vigente e, assim, ampliem o mercado para seus produtos.
Como consultar os estabelecimentos ativos registrados no SIE
A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) disponibiliza relação de estabelecimentos inspecionados para combater a falsificação do selo do Serviço de Inspeção Estadual (SIE) e atestar a segurança de produtos inspecionados pela companhia. A planilha, com a relação de estabelecimentos inspecionados pelo Serviço Veterinário Oficial (SVO) da Cidasc é atualizada constantemente pelo Departamento Estadual de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Deinp), permitindo aos consumidores verificar a autenticidade do selo do Serviço de Inspeção Estadual (SIE) e denunciar possíveis fraudes encontradas.
+ Leia a matéria: “Transparência e segurança: Cidasc publica relação de estabelecimentos inspecionados pelo SIE“, e saiba mais sobre o assunto e como consultar a tabela dos estabelecimentos ativos devidamente registrados no Serviço de Inspeção Estadual (SIE), atualizada pela Cidasc mensalmente.
Denúncia
Em caso de constatação de clandestinidade, falsificação do Selo de Inspeção ou irregularidades no comércio de produtos de origem animal, seja em mercados, padarias, feiras ou demais estabelecimentos, o consumidor deve procurar a Vigilância Sanitária, da Secretaria de Saúde do município, quando possível, ou do Estado, responsável por alvarás de funcionamento, fiscalização da manutenção de boas condições de armazenagem e manipulação. A denúncia pode ser feita via Ouvidoria Geral do Estado de Santa Catarina, através do número 0800 644 8500, informando o número de registro do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), Serviço de Inspeção Estadual (SIE) ou Serviço de Inspeção Federal (SIF), lote, data de produção/embalagem e descrever a irregularidade da forma mais precisa possível. Estas informações são necessárias para dar início às investigações. Ambas denúncias também podem ser realizadas nos sites da Vigilância Sanitária e Ouvidoria do Estado.
Mais informações à imprensa:
Alessandra Carvalho
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
https://www.instagram.com/cidascoficial/
Ouvidoria: 0800 644 8500