Foto: Ascom/Cidasc

O Fórum Nacional de Executores de Defesa Agropecuária (Fonesa Sul) realizou uma reunião de trabalho nesta quinta-feira, 29 de agosto, durante a Expointer 2024, na cidade gaúcha de Esteio. A principal pauta foi a perspectiva da Organização Mundial de Saúde Animal (Omsa) reconhecer o Brasil como zona livre de febre aftosa sem vacinação.

O novo status sanitário será muito benéfico para a cadeia produtiva da carne, a exemplo do que Santa Catarina vivenciou após receber de forma pioneira a certificação em 2007. O reconhecimento de Zona Livre de Febre Aftosa sem Vacinação abriu diversos mercados para a carne catarinense, com ganhos na suinocultura e bovinocultura.

Também esteve na pauta da reunião as ações do Rio Grande do Sul para enfrentar um foco de doença de Newcastle, registrado no município de Anta Gorda, no mês de julho. Os gestores dos órgãos de defesa agropecuária dos três estados do sul também debateram outros assuntos relativos à sanidade animal e vegetal.

A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), foi representada pela presidente Celles Regina de Matos, que neste momento ocupa a presidência do Fonesa Sul. Participaram ainda o diretor de Defesa Agropecuária, Diego Torres Severo, e a gestora do Departamento Estadual de Inspeção, Alexandra Reali Olmos.

A Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) foi representada por seu presidente, o médico-veterinário Otamir Cesar Martins, e a Secretaria de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação do Rio Grande do Sul (Seapi) pela responsável pelo Departamento de Vigilância e Defesa Sanitária Animal, Rosane Collares Moraes.

Após a reunião do Fonesa, a presidente da Cidasc prestigiou o simpósio “O Serviço de Inspeção e o Fortalecimento das Agroindústrias Gaúchas de Produtos de Origem Animal”, também realizado dentro do Parque de Exposições Assis Brasil, onde ocorre a Expointer.

Mais informações à imprensa:
Denise De Rocchi
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
https://www.instagram.com/cidascoficial/
Ouvidoria: 0800 644 8500