Foto: Departamento Regional da Cidasc de Tubarão.

Os médicos-veterinários do Departamento Regional da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) de Tubarão reuniram-se, no dia 03 de setembro, para avaliar as atividades realizadas no primeiro semestre de 2024 e planejar as demandas do segundo semestre. A reunião seguiu as diretrizes da companhia e do Departamento Estadual de Defesa Sanitária Animal (Dedsa), responsável por 25 municípios catarinenses.

Foto: Departamento Regional da Cidasc de Tubarão.

O coordenador regional de Defesa Sanitária Animal (DSA) do Departamento Regional de Tubarão, Guilherme Costa de Oliveira e Silva, apresentou as demandas repassadas pelo Dedsa durante reunião realizada no mês anterior, em Florianópolis. Entre os temas abordados, destacaram-se a avaliação de resultados, as pendências a serem resolvidas, o andamento do Programa de Vigilância Baseado em Risco (PVBR) e as propostas de novas ações, incluindo a distribuição de kits de atendimento em Defesa Sanitária Animal.

Foto: Departamento Regional da Cidasc de Tubarão.

O planejamento para o segundo semestre inclui a realização de capacitações on-line frequentes e necessárias para garantir o alinhamento das equipes com as metas estabelecidas. Durante a reunião, foi debatido sobre medidas eficazes para assegurar o cumprimento das demandas do departamento.

Henrique da Silva Correa, gestor regional, enfatizou a importância do papel desempenhado pelos médicos-veterinários e destacou a necessidade de padronização dos procedimentos “os médicos-veterinários exercem papel fundamental nas atividades da empresa, e a uniformização de procedimentos é essencial para atender às demandas de maneira rápida e eficaz”, afirmou Correa.

Notificação de suspeita ou de ocorrência de doença animal

Qualquer cidadão ou profissional relacionado à saúde animal que tenha conhecimento de suspeitas ou casos de doenças têm a obrigação legal de comunicar aos órgãos oficiais de defesa sanitária animal. Em Santa Catarina, é responsabilidade da Cidasc garantir a sanidade dos rebanhos.

A Instrução Normativa do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) n.° 50/2013, define as doenças de notificação obrigatória ao Serviço Veterinário Oficial, que devem ser comunicadas à Cidasc através de qualquer Unidade Veterinária Local (UVL) ou pelo 0800 643 9300 (telefone específico para notificação de suspeita ou de ocorrência de doença animal), ou ainda pelo link abaixo:

Registrar uma notificação

Colaboração: Hélio Medeiros Leandro, Departamento Regional da Cidasc de Tubarão.

Mais informações à imprensa:
Alessandra Carvalho
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
https://www.instagram.com/cidascoficial/
Ouvidoria: 0800 644 8500