Foto: ASCOM/CIDASC

O Serviço  Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), promove em novembro 375 treinamentos gratuitos em todo o território catarinense, beneficiando mais de 6.000 produtores rurais e suas famílias.

Entre os treinamentos oferecidos no Norte do Estado, estão de cultivo protegido de hortaliças em Matos Costa, de doma racional de equídeos em Joinville, de instalação e manutenção de redes elétricas em Major Vieira, de bordado em chinelos em Papanduva, de educação ambiental em Rio Negrinho e de cultivo hidropônico de hortaliças em Três Barras.

No Vale do Itajaí, o treinamento de fruticultura reunirá os produtores em Agrolândia, de embutidos e defumados de carne de frango em Ascurra, de rédeas em Rio do Campo, de formas associativas no meio rural e de beneficiamento e conservação de pescado em Vidal Ramos.

Na região Sul ocorrem, entre outros, os cursos de embutidos e defumados de carne de frango em Balneário Arroio do Silva, de inseminação artificial em suínos em Braço do Norte, de bordado em chinelos em Governador Celso Ramos, de controle agroecológico de pragas e doenças em Florianópolis, de bovinocultura de corte em Santa Rosa do Sul e de confecção de peças do vestuário social em Angelina.

Na Serra Catarinense estão previstas as capacitações de artesanato de crochê e tricô em Alfredo Wagner, de primeiros socorros em Campo Belo do Sul, de artesanato com pintura em Correia Pinto, de casqueamento em bovinos em Capão Alto, de piscicultura em São Cristóvão do Sul e de tratamento de madeira em São José do Cerrito.

A região do Meio Oeste contará com os cursos de inseminação artificial em bovinos em Água Doce, de conservas de frutas em Macieira, de aumento da produtividade do mel em Campos Novos, de queijos e industrialização de soro em Joaçaba e de doces de leite e iogurte em Luzerna. No Oeste, entre os treinamentos previstos estão os de qualidade do leite em Nova Itaberaba, de olericultura orgânica em Coronel Freitas, de criação de bezerras e novilhas em Faxinal dos Guedes, de manejo de colméia em São Domingos e de manejo de gado leiteiro em Xanxerê.

Entre os cursos que serão desenvolvidos no Extremo Oeste estão o de emissão de guia de trânsito animal (e-GTA) em São Bernardino, de beneficiamento da fibra de bananeira em Palma Sola, de controles gerenciais da propriedade rural em Iporã do Oeste, de produção caseira de pães e biscoitos em Palmitos e confeitaria em Bandeirante.

Fonte: Portal Economia SC