Foto: Departamento Regional de Blumenau/Cidasc

Médicos-veterinários fazem mais do que cuidar dos animais de estimação: eles desenvolvem outras atividades ligadas à atividade agropecuária e que impactam positivamente a saúde da população. A ideia de que a saúde dos animais e o meio ambiente estão interligados à saúde humana é  chamada de saúde única. 

Este conceito foi apresentado pela equipe do Departamento Regional de Blumenau da Cidasc para os estudantes da Escola Básica Municipal Profº Vidal Ferreira, em Pomerode, nesta quinta-feira. A palestra “A importância do Médico-Veterinário na Saúde Única” permitiu apresentar como o trabalho da Cidasc em sanidade animal e em inspeção sanitária de produtos de origem animal traz benefícios à sociedade. 

A palestrante foi a médica-veterinária da Cidasc Juliana Boscardin Nauicak, da UVL de Pomerode. A ação é parte das comemorações do Dia do Médico-Veterinário (9 de setembro), em parceria com o Conselho Regional de Medicina Veterinária. 

Foto: Departamento Regional de Blumenau/Cidasc

A companhia, que é uma empresa pública vinculada à Secretaria de Estado da Agricultura e da Pecuária, desenvolve diversos programas sanitários para monitoramento e controle de doenças nos animais de produção. Algumas delas, como a raiva e a brucelose, são zoonoses e podem ser transmitidas aos seres humanos e outras, como a peste suína clássica, atingem apenas os animais e prejudicam a produção pecuária. 

Além disso, a Cidasc é a responsável pelo Serviço de Inspeção Estadual (SIE). A inspeção sanitária de produtos de origem animal, uma das atividades feitas por médicos-veterinários, busca garantir que estes alimentos sejam inócuos, ou seja, não sofram contaminações que ofereçam risco à saúde do consumidor. 

Mais informações à imprensa:
Denise De Rocchi
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
https://www.instagram.com/cidascoficial/
Ouvidoria: 0800 644 8500