
A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), em parceria com a Seara Alimentos, realizou, na quinta-feira (27/03), uma palestra sobre Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP), conhecida popularmente como gripe aviária, e sobre a Doença de Newcastle (DNC). O evento teve como foco a prevenção dessas doenças, com ênfase na biosseguridade das granjas.

O encontro ocorreu nas dependências do Serviço Social da Indústria (Sesi) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), em São José, reunindo produtores integrados, parte da equipe técnica da Seara em São José e representantes do Departamento Regional da Cidasc de Itajaí. O objetivo principal foi reforçar junto aos produtores a importância da adoção de medidas de biosseguridade nos plantéis avícolas comerciais, prevenindo as principais doenças da avicultura, especialmente a IAAP e a DNC.

A abertura do evento foi realizada pela médica-veterinária sanitarista da Seara Alimentos Ltda., Juliana Martins. Na sequência, a palestra inicial foi conduzida pela médica-veterinária e coordenadora do Programa Estadual de Sanidade Avícola da Cidasc, Carolina Damo Bolsanello, que apresentou as principais diretrizes de biosseguridade e as medidas preventivas essenciais para evitar a entrada e disseminação do vírus da Influenza Aviária e da Doença de Newcastle em Santa Catarina na produção industrial.

O médico-veterinário Anderson Bonamigo também participou do evento, abordando o foco de Influenza Aviária detectado em 2023 em uma propriedade de subsistência no município de Maracajá. Ele destacou as medidas adotadas pela Cidasc e parceiros para a contenção da doença e erradicação do foco.

Encerrando o encontro, a gerente da unidade Seara, Márcia Tonetto, reforçou a importância da manutenção das medidas sanitárias na produção avícola do Estado, garantindo a segurança e a qualidade da avicultura catarinense.

A iniciativa reforça o compromisso da Cidasc e da Seara Alimentos com a sanidade avícola e a segurança dos plantéis, contribuindo para a sustentabilidade e a excelência da produção avícola de Santa Catarina.
Mais informações à imprensa:
Alessandra Carvalho
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
https://www.instagram.com/cidascoficial/
Ouvidoria: 0800 644 8500