Amanhã, 4 de dezembro, no almoço em comemoração aos 80 anos do imperador Akihito, o embaixador do Japão no Brasil, Akira Miwa, abre a sua residência para receber 400 convidados que degustarão pratos à base de carne suína de Santa Catarina preparados à moda japonesa. Serão oferecidos:
Yuan-Yaki (carne assada com molho japonês); shio-gama-yaki (carne cozida dentro de caixa de sal); miso-katsu (carne à milanesa com molho de soja); okonomi-yaki (pizza japonesa); tonkatsu-lamen (macarrão com sopa de osso suíno).
O presidente da Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína (Abipecs), Rui Vargas, participará do almoço. “A indústria de Santa Catarina já está se adaptando para atender aos hábitos culinários japoneses”, afirma.
Santa Catarina é o único estado brasileiro livre de febre aftosa sem vacinação, status sanitário máximo, segundo a Organização Internacional de Saúde Animal. No primeiro semestre de 2013, houve a abertura do mercado japonês às exportações de carne suína do estado.
O Japão é o principal importador mundial e comprou, em 2012, 779 mil toneladas de carne suína no valor de US$ 5 bilhões. O Brasil se prepara para ser um dos principais fornecedores do mercado japonês.
Fonte: Agrolink