Na última quarta-feira, 22, uma equipe da Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) de Jaraguá do Sul acompanhou a primeira reunião do Instituto Rã-Bugio para conservação da biodiversidade com moradores da localidade Itoupava-Açu, em Schroeder, beneficiada com o projeto ambiental “Água Pura da Serra do Mar na Torneira”.
Segundo a assessora de meio ambiente da SDR, Janete Pedrotti, o acompanhamento técnico é necessário, pois o projeto recebeu recursos do Governo do Estado de Santa Catarina. O convênio assinado em dezembro de 2013 foi no valor de R$ 126.962,00 para a instalação de 40 fossas sépticas com filtro nas residências, redução da carga de poluentes de quatro afluentes do Rio Itapocuzinho e Educação Ambiental. Os gerentes de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Agricultura, Francisco de Souza e de Assistência Social, Trabalho e Habitação, Tania Dantas, também acompanharam a reunião. “Nós fizemos o acompanhamento técnico e vamos acompanhar toda a execução do projeto”, garantiu Janete.
A primeira etapa do projeto prevê a seleção de 40 casas. Para isso será aplicado um questionário socioeconômico para identificar pequenos proprietários rurais da Agricultura Familiar, que devem ser beneficiados com as fossas sépticas. A intenção do projeto também é contar com o apoio da comunidade e que aos poucos cada morador tenha a consciência da importância da instalação da fossa na sua residência.
A segunda etapa consiste em monitorar quatro córregos e riachos em um ponto antes e outro depois da localidade para verificar a eficácia da ação.
Paralelamente estará acontecendo a conscientização de 4 mil alunos da rede pública estadual da regional de Jaraguá do Sul, sobre a importância da conservação da Mata Atlântica, mata ciliar e recursos hídricos.
O projeto ambiental “Água Pura da Serra do Mar na Torneira” é desenvolvido pelo Instituto Rã-Bugio para conservação da biodiversidade, tem o apoio do Governo do Estado de Santa Catarina com recursos do FEPEMA – Fundação Especial de Proteção ao Meio Ambiente, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) de Jaraguá do Sul. O objetivo é conscientizar a população às margens do Rio Itapocuzinho sobre a importância de não lançar seus poluentes diretamente no leito do rio, e assim garantir o desenvolvimento sustentável da comunidade e municípios.
Fonte: Janete Pedrotti – SDR de Jaraguá do Sul