O diretor da SDR de Jaraguá do Sul, Lorival Demathe, acompanhou na tarde desta terça-feira, dia 11, visita técnica da gerencia de Assistência Social, à Associação Jaraguaense dos Recicladores.
A visita faz parte do acompanhamento e gerenciamento do Projeto Economia Verde, que por meio do Governo do Estado contemplou a ONG, em dezembro de 2103, no valor de $ 300 mil, a fundo perdido. Recurso que resultou, neste primeiro estágio da proposta, na compra de um caminhão e uma prensa.
O Economia Verde, foi implantado através da Secretaria do Desenvolvimento Sustentável, é um dos principais projetos de Governo e faz parte do INOVA@SC 2022, que busca transformação e aplicação de novas ideias geradas em ambiente acadêmico, e que tem como parceria a Fundação de Apoio e Amparo à Pesquisa à Inovação do Estado de Santa Catarina – FAPESC.
Dentre as estratégias do NOVA@SC 2022, o Projeto Economia Verde e Solidária foi criado para fortalecer a base da economia catarinense. Oferece apoio técnico e ajuda financeira de até R$ 300 mil, para as cooperativas ou associações que já estejam em fase de produção e trabalhem com resíduos.
No âmbito da Assistência Social é um investimento significativo para a instituição, pois tem no viés social a promoção da integração ao mercado de trabalho, a melhoria na geração de renda e de condições de trabalho dos membros da Associação dos recicladores e seus contratados.
Também se percebe por meio do projeto a melhoria das condições de ambiente, uma vez que, segundo o presidente Cristiano Eleotério, haverá mudança de endereço da sede em breve, o novo galpão oferecerá maior espaço de armazenamento dos resíduos e condições de logística.
Associação Jaraguaense de Recicladores
Nasceu, em 2012, da união e iniciativa de catadores que desejavam sair da informalidade e buscavam melhores condições de trabalho e renda, por meio da Reciclagem da Coleta do Lixo e Reciclagem Conjunta dos resíduos sólidos.
Somente no ano de 2012 a organização contabilizou mais de hum milhão de quilos de papelão, 90 toneladas de vidro, 120 mil quilos de plásticos, 30 toneladas de metais e 720 quilos de isopor.
A instituição atua, de forma organizada, na região do Vale do Itapocu, mantém sede alugada na cidade de Jaraguá do Sul. O grupo, conta com 13 associados e 13 funcionários contratados em regime da CLT. Comercializa o material selecionado para empresas públicas e privadas, realiza parcerias no intuito de desenvolver e incentivar o descarte correto de materiais recicláveis
Fonte: Secretaria de Estado Desenvolvimento Regional de Jaraguá do Sul