O ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella, e o governador da Bahia, Jaques Wagner, visitaram o estande da Secretaria da Agricultura e da Pesca de Santa Catarina no maior evento do setor no Brasil, promovido pelo Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região (Sindipi), que este ano está sendo realizado em Salvador (BA) até essa sexta-feira, dia 9.

 

O evento, que iniciou na quarta-feira, dia 7, tem como objetivo reunir e fomentar a integração dos diversos segmentos profissionais relacionados à indústria da pesca e aquicultura, bem como firmar parcerias entre indústrias do exterior com o Brasil. Recepcionados pelo chefe de gabinete da Secretaria da Agricultura e da Pesca, Leonardo Silvano, e pelo gerente de Pesca e Aquicultura da Secretaria da Agricultura, José Sebastião Marcatti, o ministro e o governador da Bahia elogiaram a iniciativa e apreciaram as ostras servidas para degustação.

 

Santa Catarina é o primeiro produtor nacional em pescado, na pesca industrial e na artesanal, com aproximadamente 160 mil toneladas ao ano. Na maricultura, atualmente 696 famílias atuam em 16 municípios catarinenses, com uma produção anual de 18 mil toneladas, o que representa 90% da produção nacional, gerando três mil empregos diretos no Estado. Na piscicultura (água doce), Santa Catarina é o 4° produtor nacional, com 23 mil produtores e uma produção de 28 mil toneladas ao ano.

 

Delegações internacionais de Angola, Argentina, China, Chile, Congo, Estados Unidos, Finlândia, Inglaterra, Paraguai, Peru, Rússia, Sudão, Uganda e Uruguai participam da Aquapescabrasil para conhecer as novidades do setor. Composta por dois setores para exposição de produtos e serviços da cadeia produtiva da pesca e aquicultura, a Aquapescabrasil conta com espaço para palestras, debates nacionais e internacionais e workshops gastronômicos focados no incentivo ao consumo de pescados. A feira tem capacidade para receber mais de dez mil pessoas ligadas aos setores da pesca e da aqüicultura, sendo que as palestras estão estruturadas para receber dois mil participantes.

Fonte: Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca