Ocorre em Lima, Peru, o Seminário Internacional com o tema “A vigilância baseada em risco: uma ferramenta para consolidação dos status de livre de febre aftosa”, nos dias 7 e 8 de abril.
Participam do seminário os chefes de Saúde Animal dos ministérios de Agricultura da América do Sul e Panamá e suas contrapartes dos setores privados responsáveis pela cadeia produtiva animal; com a presença de científicos, funcionários do setor público e privado, a academia veterinária e as organizações não governamentais e internacionais.
O seminário internacional é um fórum de intercâmbio de informações e experiências sobre temas relevantes para alcançar os objetivos acordados aos países no Plano de Ação 2011-2020 do Programa Hemisférico de Erradicação da Febre Aftosa (PHEFA). O seminário acontece a cada ano nos dias que precedem a reunião ordinária da Comissão Sul Americana para a luta contra a Febre Aftosa (COSALFA).
Este ano o seminário pretende revisar os conceitos gerais sobre o tema da vigilância da febre aftosa baseada em risco por importantes instituições internacionais que vem trabalhando em sua aplicação, assim como conhecer importantes experiências do uso por parte dos serviços oficiais dos países da América do Sul, em especial nos desenhos dos estudos de circulação viral da febre aftosa.
Da mesma maneira, se discutirão os diferentes pontos de vista dos principais atores no tema sobre a aplicação destas metodologias e seu impacto na certificação sanitária e no comercio internacional de animais, produtos e subprodutos de animais suscetíveis de febre aftosa. Finalmente se tentará identificar os principais desafios e necessidades na implementação da vigilância baseada em risco, a padronização das metodologias e sua incorporação como opções nas regulações de certificação internacional, assim como propor estratégias coordenadas do uso tanto a nível nacional como regional, no marco do Plano de Ação 2011-2020 do PHEFA.
A Comissão Sul-Americana para a luta contra a Febre Aftosa (COSALFA) foi criada em 1972, estabelecendo como Secretaria ‘Ex Ofício’ da Comissão o Centro Pan-Americano de Febre Aftosa (PANAFTOSA-OPAS/OMS). Com a adesão em 2012 da República do Panamá como membro pleno da Comissão, a partir de 2013 e da COSALFA 40, a Comissão passa a ser constituída por 24 representantes de 12 países do continente americano, sendo um representante do setor público – o diretor do serviço veterinário oficial e um representante do setor privado – relacionado com a mais alta entidade gremial que, com caráter nacional congregue aos produtores pecuários. Os 12 países membros da COSALFA são: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Panamá, Paraguai, Peru, Venezuela e Uruguai.
O encontro é organizado pelo Centro Pan-Americano de Febre Aftosa (PANAFTOSA) da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) com o apoio do Serviço Nacional de Sanidade Agrária (SENASA) do Ministério de Agricultura e Irrigação (MINAGRI) do Governo de Peru e da Representação da OPAS no Peru.
Estão presentes representando a CIDASC neste evento, os seguintes profissionais: