Foto: Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca

A Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca recebeu, na última quarta-feira (09/04), a visita de representantes da Ceitec S.A, empresa pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, para apresentação de tecnologia utilizada em brincos eletrônicos de identificação de animais. O secretário Airton Spies esteve reunido com o diretor da Ceitec S.A, Marcelo Lubaszewski, e do superintendente de Desenvolvimento de Produtos e Negócios da Ceitec S.A, Dieter Schwanke.

A tecnologia utilizada pela Ceitec S.A é conhecida como “Chip do Boi” e faz parte de uma série de circuitos integrados para identificação de animais por radiofrequência. O equipamento foi projetado em conformidade com as normas que regulam a identificação animal no exterior e no Brasil. De acordo com Airton Spies, o método é viável e poderá substituir o atual modelo de brincos de identificação usual na medida em que forem criados novos serviços e benefícios com o uso do brinco eletrônico. “Por exemplo, o controle de peso, tratamento sanitário, reprodução, idade e peso, que facilitem e melhorem a gestão da propriedade rural”, explica.

A Ceitec S.A. atua no segmento de semicondutores desenvolvendo soluções para identificação automática e para aplicações específicas. A empresa projeta, fabrica e comercializa circuitos integrados para aplicações como identificação de animais, medicamentos, hemoderivados, pessoas e veículos, além de autenticação, gestão de inventário, controle de ativos, entre outras.

Fonte: Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca