Foto: ADR de Concórdia

No dia 25 de junho de 2014 a CIDASC juntamente com a ACACITROS e EPAGRI realizou em Concórdia uma capacitação para citricultores e técnicos da região, contando com recursos do SC Rural.

Na região há muita disponibilidade de material orgânico como dejeto líquido de suínos e cama de aviários que são utilizados, muitas vezes, de forma incorreta pelos produtores na adubação de pomares de citros.  Para orientação dos produtores e técnicos contamos com a palestra sobre adubação organomineral do Supervisor comercial da Ferticel, Darci Koehler onde mostrou a importância da análise de solo e os aspectos positivos do uso da correta fertilização com produtos à base de materiais orgânicos.

Os aspectos de melhoria do solo apontados por Darci são:  estruturação, aumento do teor de matéria orgânica e infiltração de água, evitando erosões e perda de nutrientes. Com a correta adubação há uma melhoria na sanidade das plantas, na produtividade e na qualidade das frutas.

Os produtores buscam uma melhor remuneração pela sua produção de citros, para isso precisam de boa produtividade e qualidade. O pesquisador da Estação Experimental da EPAGRI de Itajaí, Sr. Osvino Leonardo Koller falou da importância do planejamento na citricultura para obter lucro com a atividade.

Foto: ADR de Concórdia

O planejamento inicia antes mesmo da implantação do pomar com a escolha de local adequado com análise do solo, abertura de estradas para facilitar tratos culturais e a colheita, implantação de quebra vento, escolha de variedades onde a colheita ocorra em época onde o valor pago pela produção seja melhor.

Após a implantação do pomar é importante que o produtor tenha cuidados como: manter o pomar com cobertura de solo, fazer a correta adubação, ter seus próprios equipamentos, utensílios para manejo e colheita evitando entrada de doenças e somente aplicar produtos no pomar recomendados por um Engenheiro Agrônomo.

Fica claro que é importante a profissionalização na atividade buscando conhecimento tanto na produção como para a comercialização.

Fonte: Daniel Canabarro/ADR de Concórdia