A equipe de combate a Raiva da ADR de Rio do Sul, realizou captura de morcegos hematófagos numa caverna do município de Vidal Ramos.
O local do refúgio é uma caverna de difícil acesso localizada numa pedreira desativada na localidade de Cinema, município de Vidal Ramos. O Refúgio consiste numa série de galerias onde nós humanos temos acesso a aproximadamente 20 metros de profundidade e 50 metros de comprimento. Com a colaboração de moradores da região que notificaram as sugaduras em animais, assim como identificaram e ajudaram a equipe a adentrar na caverna foram capturados diversos exemplares, sendo que alguns serão destinados ao laboratório e outros foram soltos após a aplicação de pasta Vampiricida, sendo que esta medida tem grande eficácia devido ao hábito desses animais de se lamberem dentro do refúgio, espalhando o conteúdo da pasta para uma grande quantidade de animais quando do retorno ao abrigo, ocasionando uma redução populacional desses morcegos.
A grande população de morcegos na caverna visitada demonstra a origem do alto índice de sugaduras em animais nas localidades ao redor da caverna, onde inclusive recentemente foi diagnosticada laboratorialmente a ocorrência de Raiva em animal morto numa propriedade daquele município.
Os trabalhos naquele local continuarão até que se tenham resultados positivos no controle populacional e diminuição do risco de contágio da doença nos animais e humanos moradores dos arredores da localidade.
A CIDASC orienta a população para que notifique os casos de sugaduras de morcegos em animais das propriedades, assim como da existência de abrigos, além de vacinar anualmente seus animais contra a Raiva, sendo adotados reforços e medidas específicas em regiões onde estão havendo casos da doença. A vacinação é necessária e eficiente, pois não há tratamento para essa doença, sendo de fundamental importância a prevenção.
Agradecemos à Prefeitura de Vidal Ramos, na pessoa da Médica Veterinária Helena Eller Haverroth, e também ao morador Denilso de Souza que possibilitou a identificação do local e a entrada da equipe no interior da caverna.
Fonte: Fabricio Conchon – CIDASC de Ituporanga