O município de Lebon Régis está situado no Meio Oeste de Santa Catarina, possui uma área territorial de 941 km2, tem uma população estimada em 12.000 habitantes e a sua economia é em grande parte alicerçada na atividade agropecuária.

Durante esse mês de dezembro de 2012, está sendo cumprida uma agenda de eventos em comemoração aos 54 anos de emancipação política do município. E nesta agenda, os agricultores tiveram a oportunidade de participar em várias palestras, cabendo a CIDASC, Administração Regional de Caçador, abordar dois temas: cuidados com agrotóxicos e sanidade bovina (febre aftosa, tuberculose e brucelose).

Representando a CIDASC, o engenheiro agrônomo João Altino de Almeida trabalhou a questão dos cuidados com agrotóxicos, desde os aspectos legais, necessidade do diagnóstico e receita agronômica elaborados por profissional habilitado, aquisição em estabelecimento registrado, local e forma armazenamento na propriedade rural, uso nas culturas recomendadas, necessidade e formas de proteção do trabalhador, tratamento e descarte de resíduos e embalagens vazias. Ao finalizar, foi enfatizada a questão documental, para que o agricultor adote por hábito guardar as suas cópias das receitas agronômicas, notas fiscais de aquisição e recibos de devolução das embalagens vazias.

Na sequência, o médico veterinário Otávio Russo Cunha, também da CIDASC, fez uma abordagem sobre febre aftosa, tuberculose e brucelose. Ao falar sobre cada uma das doenças, tratou de aspectos históricos particulares (introdução, legislação e campanhas), agente causal, sintomatologia, providências, importância social e na saúde pública, além do impacto e repercussão na economia local, regional, estadual e nacional. Ficou bem claro que tratam-se de zoonoses e o risco extensivo ao produtor rural e seus familiares, assim como aos consumidores de produtos de origem animal, principalmente os lacticínios.

O público mostrou-se atento e interessado, cobrando que outros eventos dessa natureza sejam oportunizados, sempre visando o esclarecimento, ampliar o grau de conhecimento e induzir às mudanças de comportamento necessárias.

Fonte: Sergio Omar de Oliveira – CIDASC ADR de Caçador