Prezados(as) Senhores(as),
no dia 23/01/2013 a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina(CIDASC) foi notificada sobre a presença de uma grande mancha no mar na região da baía norte do município de Florianópolis. No mesmo dia foi coletada uma amostra de água do local e encaminhada para a CIDASC, o Dr. Luis Antonio de Oliveira Proença do Instituto Federal de Santa Catarina(IFSC) realizou a análise da amostra identificando a presença de agregados orgânicos em suspensão e material detrítico típico de sedimento na água do mar.
No dia 24/01/2013 novamente a CIDASC foi notificada sobre a presença de novas manchas no mar nas praias de Ponta das Canas e Lagoinha, localizadas no norte do município de Florianópolis. Foram coletadas amostras de água destas regiões onde foi detectada a presença da cianobactéria Trichodesmium erythraeum na água, conforme laudo em anexo
A CIDASC realiza análises quinzenais de toxinas nos moluscos bivalves e da presença de algas toxigênicas na água onde são cultivados estes moluscos bivalves. Os organismos são coletados simultaneamente as amostragens de água para identificação e contagem de microalgas, sendo encaminhadas para o IFSC para análise.
Em anexo segue o laudo emitido pelo Laboratório em Pesquisa em Algas Nocivas e Ficotoxinas do Instituto Federal de Santa Catarina(IFSC) referentes as coletas dos dias 23 e 24/01/2013.
Atenciosamente,
Pedro Mansur Sesterhenn Marcos Vinicius de Oliveira Neves
Responsável pela Sanidade dos Animais Aquáticos Gerente de Defesa Sanitária Animal