No último dia 15, aconteceu no Centro de Treinamento da Epagri – CETREVI, no município de Videira a aula inaugural da Ação Jovem Rural, promovida pela Secretaria Executiva Regional do Programa SC Rural no Alto Vale do Rio do Peixe.
O evento contou com a participação de representantes de entidades parceiras da ação como secretarias municipais de agricultura, Secretaria de Desenvolvimento Regional de Videira, prefeituras municipais, sindicatos de trabalhadores rurais, secretaria de educação, agroindústrias, cooperativas e CIDASC, que manifestaram apoio à iniciativa.
A ação, vinculada à Formação de Jovens em Liderança, Empreendedorismo e Gestão Ambiental do Programa SC Rural sob a responsabilidade da Epagri, Secretaria de Estado do Turismo, Cultura e Esporte – SOL e Secretaria de Estado da Agricultura e Pesca através do programa de Inclusão Digital – Beija Flor, marca o início do primeiro curso a ser realizado na região pela metodologia da alternância.
Serão 10 etapas a serem realizadas no decorrer de 2013, para 29 jovens oriundos dos municípios de Iomerê, Pinheiro Preto, Rio das Antas, Tangará e Videira.
Os jovens, acompanhados de suas famílias receberam da coordenação do curso através da extensionista rural da Epagri, Ines de Bortoli, as informações relativas aos conteúdos e metodologias a serem utilizados. Coube à extensionista rural Edna Figueiredo apresentar aos jovens e familiares as instalações e equipe de extensionistas que atuarão como instrutores.
Na abertura do evento, o gerente regional da Epagri, engenheiro agrônomo Jonathan Gálio ressaltou que a perspectiva é que o curso auxilie os jovens a ficar no espaço rural “por opção e não como única opção”.
Na oportunidade, o engenheiro agrônomo Roberto Abati, representando a Secretaria Executiva Estadual do SC Rural, destacou que os conhecimentos adquiridos no decorrer do curso permitirão aos jovens tomar decisões baseadas em dados concretos. “Isso, aumenta as possibilidades dos mesmos desenvolverem projetos sustentáveis”.
Antes de proferir a palestra, “Panoramas, Perspectivas e Desafios da Agricultura Familiar, o Secretário Adjunto da Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca, engenheiro agrônomo Airton Spies ressaltou que “Países que deram grandes saltos, fizeram o dever de casa, ao investir na formação das pessoas”.