Onze pessoas, oito homens, duas mulheres e um adolescente, foram detidas por participar de farra do boi na Rua Deputado Antônio Edu Vieira, no Bairro Pantanal, em Florianópolis. Eles foram encaminhados pela Polícia Militar (PM) para a 1ª Delegacia de Polícia da Capital onde foi lavrado Termo Circunstanciado. Após foram liberados. A ocorrência foi por volta da meia-noite da segunda-feira, dia 25.
Segundo o Tenente Coronel da PM, Carlos Alberto Araújo Gomes, o boi foi solto na rua e perseguido por dezenas de pessoas, que mesmo com a chegada dos policiais não pararam de arremessar pedras e madeiras contra o animal.
Foto: 4ºBPM Florianópolis/Divulgação
Acuado, o animal chegou a invadir residências e instalações da Eletrosul e da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Após ser puxado por um dos farristas, o boi caiu e voltou a ser maltratado. Machucado, o animal foi sacrificado no local e recolhido por técnicos da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc).
No domingo, dia 24, quatro pessoas foram detidas por participar de farra do boi no Bairro Ingleses, em Florianópolis.
Na ocorrência do Pantanal, alguns envolvidos negaram a participação, mas outros admitiram que estavam “numa brincadeira”, segundo a Polícia Civil. Dois dos detidos têm passagem pela polícia.
Baseado no artigo 32 da lei 9605/98, o grupo deverá comparecer em audiência, que já foi pré-agendada. De acordo com a Polícia Militar, o número de ocorrências de Farra do Boi chegou a 104 casos no Estado nesta terça-feira, ante 63 casos no mesmo período do ano passado.
Entre esta quinta-feira e o sábado de Páscoa, uma série de ações está prevista pela PM para coibir este tipo de crime. O reforço do efetivo não foi divulgado. Uma barreira será montada na entrada do município de Governador Celso Ramos, com grande incidência de casos, todos os anos.
Em Florianópolis, as ações serão específicas, em bairros com maior histórico de farras do boi. Municípios como Navegantes, Itajaí, Porto Belo e Bombinhas, no Litoral Norte, também terão reforço policial, com apoio da Polícia Militar Rodoviária, Polícia Militar Ambiental e Batalhão de Operações Especiais.