A Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca vai ceder novamente uma draga para Prefeitura de Jaguaruna, no Sul de Santa Catarina, para a retirada do banco de areia da Barra do Camacho, que voltou a sofrer assoreamento. A decisão foi anunciada em reunião no gabinete do presidente da Assembleia Legislativa, Joares Ponticelli, com os deputados estaduais da bancada do Sul e o prefeito de Jaguaruna, prefeito Luiz Nápoli.
Segundo o secretário João Rodrigues, a intenção é reunir as lideranças do Sul com o governador Raimundo Colombo para apresentar projetos que resolvam os problemas do Complexo Lagunar. A draga, que estava em manutenção, voltará a funcionar nos próximos dias.
Para os pescadores, a solução definitiva para o assoreamento seria colocar mais pedras no molhe que dá sustentação à barra, com pouco mais de 600 metros. Seriam necessários aproximadamente mil caminhões para resolver o problema. O valor orçado pelos pescadores para dar continuidade ao projeto é de cerca de R$ 1 milhão. O secretário solicitou aos deputados e ao prefeito que formalizem um projeto para enviar ao governador Raimundo Colombo.
“Estamos defendendo o sustento de mais de 2 mil famílias de pescadores artesanais que dependem da abertura periódica da barra. Vamos pedir ao Governo do Estado a dragagem e o apoio para construção do molhe. Esperamos obter mais uma vitória para a nossa região”, disse o presidente da Assembleia Legislativa.
Fonte: Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca