Foto: GEDSA

A Companhia Integrada de Defesa Agropecuária de Santa Catarina treinou, em Lages, um grupo de 45 veterinários designados responsáveis pelo Programa Nacional de Sanidade de Caprinos e Ovinos em Santa Catarina. Deste modo todas as regiões do estado poderão contar com profissionais capacitados para exercer Defesa Sanitária com ênfase em pequenos ruminantes.

O treinamento envolveu aspectos teóricos e práticos de manejo e de sanidade. Assim o capital humano da CIDASC foi aprimorado e poderá atender futuras demandas na área de controle e de avaliação sanitária do rebanho catarinense de caprinos e de ovinos.

É importante salientar que existem enfermidades, de comunicação obrigatória, que representam risco para saúde pública ou para economia do estado. A Raiva é uma dessas doenças que pode acometer tanto pequenos ruminantes quanto humanos de modo que os profissionais da Cidasc precisam estar preparados para reconhecer os sinais da enfermidade na população animal antes que esse agravo atinja as pessoas. Já no caso da Febre Aftosa o maior problema é o fato de que a ocorrência dessa doença impede a exportação de produtos agropecuários do estado aonde ela surge.   

Quando a CIDASC realiza treinamentos como este,  reconhece que seus recursos humanos são os maiores responsáveis pelo destaque de Santa Catarina nos índices de sanidade dos seus animais de produção.

 Fonte: Antonio Vasco de O. M. Teles – ADR de Canoinhas