A Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) completou no dia 26 de abril, 40 anos de fundação. Responsável por algumas das principais inovações incorporadas à agropecuária do país nas últimas décadas, a Embrapa certifica de que todas as suas conquistas tiveram como ponto de partida as alianças que construiu com outros órgãos governamentais e iniciativas privadas.
Criada em 26 de abril de 1973 como principal instrumento na reformulação da pesquisa agropecuária brasileira, a Embrapa foi parte efetiva da revolução agrícola que tornou o Brasil um dos líderes mundiais em tecnologias para agricultura tropical.
Nesse período, o País deixou uma situação de insegurança alimentar e passou a ser um dos maiores produtores de alimentos do mundo. O crescimento da oferta para o mercado interno superou rapidamente a curva de crescimento da demanda, provocando uma queda de 50% no valor da cesta básica, entre 1975 e 2011.
Essa verdadeira revolução no campo é fruto do trabalho conjunto da Embrapa, das instituições estaduais de pesquisa e extensão, de universidades e do setor produtivo, que apostou nas tecnologias geradas pela pesquisa. Tais inovações ajudaram a mudar o cenário brasileiro com incremento de produção, produtividade e impulsionando a competitividade com sustentabilidade.
Neste momento de comemorações, reconhece quem esteve ao seu lado nesses 40 anos em Santa Catarina, indicou a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – CIDASC, em homenagem com a placa ALESC/EMBRAPA 40 anos, devido à longa parceria que tem com a pesquisa agropecuária praticada no Estado.
Neste sentido, a Assembléia Legislativa de Santa Catarina e a Embrapa convidaram honrosamente, o presidente Enori Barbieri para receber a referida placa em nome da CIDASC, em Sessão Especial em homenagem à Embrapa, que foi realizada no dia 15 de maio às 19h, última quarta-feira, no Plenário Osni Régis, na Assembléia Legislativa do Estado de Santa Catarina.
Fonte: ASCOM/CIDASC