Foto: ASCOM/CIDASC

Em Comemoração ao Dia do Homem, a CIDASC em realização da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA/Sede, promoveu uma tarde de atividades voltadas à saúde e estética masculina. Com apoio da AFEC – Associação dos Empregados da Cidasc, cerca de 45 homens da Central receberam dicas e ensinamentos sobre melhorias no cuidado da saúde masculina, focando na importância dos exercícios físicos e exames periódicos, proferidos pela Dra. Elyane Rangel (CRM 3438).

A homenagem que ocorreu no auditório da Companhia com início às 14h no dia de ontem, 15 de julho, alertando os homens as vacinas mais importantes durante cada etapa de vida, todas, hoje, disponíveis na rede pública de saúde. Dentre elas, a vacinação contra hepatite B, que gerou curiosidade entre os presentes que a desconheciam.

Os presentes afirmaram que a iniciativa da Cidasc foi gratificante, afinal alguns homens ainda possuem preconceito, devido algumas barreiras culturais, em procurar um médico e fazer exames preventivos, principalmente o de próstata. Algumas novidades foram ilustradas como a importância da atividade física para evitar o desgaste ósseo, sendo que a partir dos 45 anos, o foco dos exercícios deverá ser na musculação e no fortalecimento da musculatura, deixando apenas 30% do tempo livre para atividades aeróbicas.

A médica palestrante terminou a tarde, frisando a necessidade de uma maior atenção à saúde do homem, vez que no Brasil, já possuímos políticas de atenção à saúde das crianças, das mulheres e dos idosos, e ao homem adulto por sua vez, ainda não existem sistemas específicos. É preciso, portanto, incentivá-los a procurar serviços de saúde, mantendo os exames rotineiros em dia e facilitando o diagnóstico precoce de possíveis doenças.

Fonte: ASCOM/CIDASC