O objetivo do Programa SC Rural em ação junto a CIDASC, é promover ações de Defesa Sanitária Agropecuária, orientadas para a inclusão social e o aumento sustentável da competitividade da agricultura familiar nos sistemas de mercado formalizado.
No Estado de Santa Catarina existe grande demanda de um conjunto de pequenos empreendimentos voltados à agregação de valor, em busca de sua inserção no mercado, o que só é possível, na medida em que aprimoramos as ações voltadas à melhoria da qualidade e sanidade dos produtos comercializados.
As ações promovidas pela CIDASC e pelo SC Rural monitoram algumas condicionantes dos sistemas de produção orgânica em Santa Catarina, apoiado num programa de capacitação de técnicos e agricultores, desde o primeiro semestre deste ano, no período de 1° de janeiro a 30 de junho de 2013. Fazendo a verificação da qualidade de produtos orgânicos em relação às leis vigentes, identificando os produtos aptos para a entrada de mercado de alimentos que promovam a saúde da população.
Estão inclusas no Programa, políticas de coleta de amostras e análise de produtos, o que permite uma verificação bastante segura sobre a presença de agrotóxicos nos produtos orgânicos, assegurando que os consumidores estejam adquirindo produtos com excelente nível de produção.
No Programa de Monitoramento de Produtos Orgânicos, estão envolvidos 42 profissionais, sendo 39 Engenheiros Agrônomos e 03 Técnicos Agrícolas, distribuídos estrategicamente em todas as regiões produtoras, em atividades de coordenação e coleta, abrangendo seu atendimento nos 293 municípios do Estado.
Além dessa, incluem no projeto ações já implementadas de certificação de propriedades livres de Brucelose e o Projeto Piloto de Erradicação de Brucelose, contando com profissionais em todas as regionais do Estado, todos envolvidos na divulgação, coleta de materiais e análise laboratorial.
As ações de monitoramento estão igualmente inclusas no Programa de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose Bovina, na Defesa Sanitária Animal, Classificação dos Produtos de Origem Vegetal, Monitoramento de Doenças e nas Ações de Certificação Fitossanitária, assegurando que os produtos de origem vegetal e animal oriundos da agricultura familiar estejam em conformidade com as exigência de mercado e atendam as normas estabelecidas pela regulamentação fitossanitária.
Dessa maneira, a CIDASC viabilizou a contratação de 13 engenheiros agrônomos pelas associações de produtores para prestação de serviços técnicos. Os contratos têm duração de 36meses e atendem as metas pactuadas entre a CIDASC e o Programa SC Rural.
Para os próximos meses, continuando o acompanhamento dessa parceria, entre julho e agosto de 2013, serão realizados cursos sobre produção orgânica envolvendo 50 profissionais do quadro da CIDASC, entre engenheiros agrônomos, médicos veterinários e técnicos agrícolas, com o objetivo de difundir conhecimentos básicos e normas para a produção futura.
Fonte: ASCOM/CIDASC