Imagem Ilustrativa

Coordenadora Geral de Combate a Doenças do Mapa, Denise Euclydes da Costa, defende mesmo status sanitário em todos os países do continente para evitar reincidência de Peste Suína Clássica.

Os debates do III Congresso Iberoamericano de Suinocultura, organizado pela FAO, OIE e ABCS, nesta terça-feira, dia 30 de julho, em Gramado (RS), devem contribuir para uma visão mais clara e estratégica de erradicação da Peste Suína Clássica nas Américas até 2020, destacou o presidente da Oiporc, Jose Miguel Cordero. “Um debate entre todos os atores da produção suína com autoridades sanitárias de 22 países é importante para atingirmos esta meta. Erradicar a PSC nas Américas vai exigir trabalho integrado entre as iniciativas pública e privada”, afirmou a autoridade.

ACoordenadora Geral de Combate a Doenças e Diretora substituta do Departamento de Saúde Animal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Denise Euclydes da Costa, completa que a união entre iniciativas pública e privada de todo o continente para atingir a meta de erradicação da Peste Suína Clássica nas Américas até 2020 é fundamental.  “Este encontro é muito produtivo, pois a erradicação de qualquer doença exige parceria entre todos os atores envolvidos na produção. É importante que produtores de todo o continente tenham o mesmo status sanitário para minimizar o risco de reintrodução da doença. Para este processo ser eficaz, as ações devem acontecer em bloco”, opinou.

O III Congresso Iberoamericano de Suinocultura, realizado pela FAO, OIE e ABCS, em Gramado foi transmitido ao vivo pelo site www.snds2013.com.br. A programação do evento segue até o dia 02 de agosto. Com informações da assessoria de imprensa do evento.

Fonte: Suinocultura Industrial