Um dos fatores de maior impacto tecnológico na agricultura e na pecuária está na genética, em especial no melhoramento de plantas, diz secretário do Mapa.

Imagem Ilustrativa

Começou nesta segunda-feira (5), no Center Convention em Uberlândia/MG, o 7º Congresso Brasileiro de Melhoramento de Plantas (CBMP). O objetivo do evento, que ocorre até quinta-feira (8), é promover o debate de temas como recursos genéticos, propriedade intelectual de cultivares e biotecnologia.

Durante o encontro, os técnicos do Serviço Nacional de Proteção de Cultivares do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) farão palestras sobre a legislação que trata do registro e proteção de cultivares.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo, Caio Rocha, um dos fatores de maior impacto tecnológico na agricultura e na pecuária está na genética, em especial no melhoramento de plantas. “O Mapa apoia este evento, pois é uma oportunidade de interação com a academia e sociedades científicas, que viabiliza o debate de novas ideias e propostas de ações que deem suporte a contínua inovação tecnológica na Agricultura.”, disse.
Especialistas da Coordenação de Acompanhamento e Promoção da Tecnologia Agropecuária do ministério também participarão do evento e irão compor a mesa redonda que discutirá a política nacional aplicável a recursos genéticos na pesquisa agrícola. Participam do CBMP, pesquisadores, professores, estudantes, produtores, comerciantes de sementes, dentre outros.
O 7º Congresso Brasileiro de Melhoramento de Plantas é promovido pela Sociedade Brasileira de Melhoramento de Plantas e reúne cerca de dois mil participantes a cada dois anos.
Fonte: Ascom Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento