Foto: ASCOM/CIDASC

A Associação de Bananicultores de Corupá (Asbanco) recebeu nesta terça-feira, dia 20, nove computadores para instalação de um telecentro do Programa Beija-flor da Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca. Os telecentros são núcleos equipados com computadores e acesso à internet que funcionam como espaços de integração comunitária, aprendizagem, crescimento pessoal e mobilização social. “No caso da Asbanco nós fornecemos os computadores e a Associação é responsável pela instalação da internet. A expectativa é de que possamos atender mais de 500 pessoas com essa unidade de inclusão digital”, explica o secretário da Agricultura e da Pesca, João Rodrigues, que entregou os equipamentos ao presidente da Asbanco, Marcos Martini.

As ações do Programa de Inclusão Beija-flor são integradas ao SC Rural e leva às comunidades rurais novas perspectivas de acesso e disseminação do conhecimento com a implantação de telecentros e práticas de inclusão digital. O principal objetivo do Programa Beija-Flor é gerar para agricultores e pescadores e a comunidade em geral, especialmente aos jovens, oportunidades de acesso a informações e conhecimentos através do uso de computadores conectados à Internet, ampliando as alternativas de atuação no mercado de trabalho, gerando renda e qualidade de vida, incentivando a formação de núcleos de debates sociais, promovendo e fortalecendo o exercício da cidadania nas comunidades rurais e pesqueiras.

O Programa de Inclusão Digital Beija-Flor, desde 2004, leva às comunidades rurais e pesqueiras telecentros equipados com microcomputadores e acesso livre à internet. De acordo com o secretário João Rodrigues o Programa é uma importante ferramenta para incluir socialmente essas comunidades. Os equipamentos doados são utilizados como ferramentas disseminadoras de conhecimento.

Fonte: Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca