Imagem Ilustrativa

Desde o mês de maio de 2013, a CIDASC disponibiliza aos criadores de animais a opção de emitir a Guia de Trânsito Animal Eletrônica (E-GTA). Com a possibilidade da emissão deste documento em casa, via internet, muitos produtores rurais estão utilizando esta nova ferramenta.

Um dos fatores positivos deste novo sistema é a possibilidade de emitir a E-GTA a qualquer hora, bastando apenas o produtor estar devidamente cadastrado e habilitado na CIDASC e dispor de um computador com impressora e acesso à internet.

Além da emissão da guia de trânsito, o produtor poderá ainda obter o relatório da quantidade de animais existentes, atualizar os dados pessoais e da propriedade e efetuar o registro de entrada de animais em seu rebanho.

O senhor José Meurer Michels, suinocultor no município de Sangão desde 1978, utiliza o sistema para emitir aproximadamente 20 guias de trânsito por mês. O produtor parabeniza a CIDASC por este projeto. “A implantação de novas tecnologias no meio rural facilita muito a vida do agricultor. Neste caso, evitando o excesso de deslocamento até o escritório local da CIDASC, proporcionando maior comodidade e eficiência”.

Quanto ao acesso e uso do novo sistema, segundo o produtor, é relativamente fácil. “No início foi um pouco complicado, mas aos poucos fomos nos familiarizando a atualmente não temos dificuldades”.

O suinocultor de Jaguaruna, Juarez Joaquim Pereira, ressalta a maior flexibilidade no horário dos carregamentos dos animais em razão da emissão da GTA eletrônica a qualquer hora, inclusive nos fins de semana.

Para o gerente regional da CIDASC de Tubarão, o Eng. Agrônomo Claudemir de Souza dos Santos, “esta inovação é a contribuição do Estado para o produtor rural catarinense cumprir a legislação, aprimorar a produtividade e melhorar a qualidade de vida de toda a família.”

Em visita à propriedade de Fernando H. Esser, na localidade de Arroio Corrente, Jaguaruna, o médico veterinário Agnaldo Serafim, juntamente com o estagiário Júlio Fragnani e o agente administrativo Helton da Silva, puderam observar toda a tecnologia empregada na produção de suínos na área da nutrição, sanidade, bem estar animal e proteção ao meio ambiente.

O produtor também é usuário da GTA eletrônica e diz que o programa tem facilitado muito os trabalhos. “A minha esposa aprendeu rapidamente como utilizar o novo sistema. Assumiu esta função e me proporcionou mais tempo para outras funções, já que são emitidos aproximadamente 30 E-GTAs por mês”, finalizou.

Fonte: Portal Rural Centro