A comercialização de carne suína no Brasil ainda é inferior a dos EUA e de alguns países europeus, apesar dos brasileiros estarem entre os cinco maiores produtores do mundo. Enquanto no exterior o consumo chega a mais de 30 quilos por ano, por aqui, esse número gira em torno de 15,6 kg.
Com o propósito de elevar o consumo nacional da carne suína para 18 kg por pessoa até 2015, a Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), em parceria com o Sebrae e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), lança nesta quarta- feira a Semana Nacional da Carne Suína, que segue até o dia 16. A iniciativa faz parte de uma das ações estruturantes do Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS), que tem como objetivo ampliar a compra do produto para promover a sustentabilidade do setor.
O Brasil é o quarto maior produtor e exportador de carne suína do mundo. Em 2012, o país foi responsável por cerca de 3,5 milhões de toneladas da carne, das quais 85% foram vendidas no mercado interno e 15% foram exportadas. O setor gerou US$ 1,5 bilhão em divisas e um Produto Interno Bruto (PIB) superior a US$ 8 bilhões.
“Em pouco mais de três anos, essa iniciativa contribuiu para aumentar em 2,6 kg o que se consome desse tipo de carne por pessoa no Brasil”, afirma o presidente do Sebrae, Luiz Barretto.
De acordo com ele, combater a idéia de que a carne suína faz mal à saúde, ressaltar seus benefícios e apresentar melhor o produto ao consumidor são os caminhos para a expansão desse mercado. Seguindo essa estratégia, as instituições incluíram ainda na parceria a Rede Pão de Açúcar de supermercados, que vai realizar várias ações em suas mais de 500 lojas espalhadas pelo país.
A abertura da Semana Nacional da Carne Suína será realizada no Hotel Golden Tulip Park Plaza, em São Paulo, com a presença do ministro da Agricultura, Antônio Andrade, do presidente da ABCS, Marcelo Lopes, do presidente do Grupo Pão de Açúcar, Enéas Pestana, da gerente-adjunta de Agronegócios do Sebrae Nacional, Fátima Lamar, e do coordenador da carteira de suinocultura da instituição, João Fernando de Almeida. Também estarão no lançamento presidentes de associações de produtores e lideranças do setor.
Desde maio, a ABCS e o Sebrae capacitaram cerca de 800 profissionais de açougues em cursos de cortes suínos nas 507 lojas do Grupo Pão de Açúcar de 17 estados. O projeto também atuou na sensibilização dos clientes do programa de fidelidade da rede de supermercados em 31 oficinas gastronômicas e qualificou mais de mil estudantes de Nutrição e de Gastronomia em palestras para ressaltar seus benefícios nutricionais e a adequação de cortes à preferência do consumidor.
O Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura foi firmado em 2009, envolvendo as unidades do Sebrae na Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo e Santa Catarina. Em três anos, 28 mil pessoas foram capacitadas, além de realizadas 650 ações de divulgação dos benefícios do consumo da carne suína aos elos de produção, indústria e comercialização – que englobaram mais de 1,2 milhão de pessoas. O aumento do consumo de 13 kg para 15,1 kg per capita ocorreu um ano antes do prazo final do projeto, previsto para dezembro de 2013.
A iniciativa terá continuidade com uma nova versão, aprovada em abril deste ano, com enfoque na melhoria das práticas sustentáveis em todos os elos da cadeia produtiva da suinocultura, visando ao fortalecimento dessa atividade do agronegócio brasileiro. As ações serão executadas nos 15 estados que possuem entidades afiliadas à Associação Brasileira de Criadores de Suínos.
Fonte: Portal Monitor Mercantil