Com a assinatura do termo de cooperação técnica, as duas instituições vão trabalhar juntas para capacitar e certificar empresas catarinenses com interesse no mercado nacional.

Uma parceria inédita entre o Governo do Estado, através da CIDASC, e o Sebrae/SC será firmada na manhã da próxima quinta-feira, 12 de dezembro. As duas instituições vão assinar um Termo de Cooperação Técnica e se tornarão parceiras no processo de capacitação e certificação das empresas catarinenses que utilizam matéria-prima de origem animal e têm interesse no mercado brasileiro.

A assinatura do termo será na sede do Sebrae/SC, na SC 401, às 9h30 e terá a presença do Governador do Estado, Raimundo Colombo, do Diretor Superintende do Sebrae/SC, Carlos Zigelli, do Secretario de Estado da Agricultura e da Pesca, João Rodrigues e do Presidente da CIDASC, Enori Barbieri.

A CIDASC, empresa da Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca é o órgão credenciado pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento  para habilitar estabelecimentos de produtos de origem animal ao SISBI – Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal. Essa habilitação que reconhece a equivalência da inspeção dá à empresa o direito de comercializar seu produto em todo o território nacional. Em um primeiro momento a CIDASC visita as indústrias que buscam a certificação e orienta-as quanto as  adequações necessárias para a habilitação. Em seguida, o Sebrae/SC prestará consultoria a essas empresas, orientando-as sobre a melhor maneira de fazerem as adequações solicitadas. “A conquista do selo SISBI garante um aumento da competitividade da produção, gera um valor agregado à marca e contribui para o desenvolvimento do setor”, afirma Fábio Zanuzzi, analista técnico do Sebrae/SC.
A habilitação ao SISBI abre a cada empresa um mercado potencial de 200 milhões de consumidores em contrapartida a um de cerca de 6 milhões representado pelo estadual.

Depois de receber a certificação da CIDASC, a empresa ainda poderá contar com a orientação do Sebrae/SC no ajuste das embalagens para a inclusão da marca SISBI e também com consultoria de acesso ao mercado. “Inicialmente seremos parceiros durante os próximos três anos a até lá estimamos atender e credenciar uma média de 300 empresas”, afirma Fábio.

A inspeção de produtos de origem animal pelo Sistema SISBI impõe altos padrões de segurança sanitária e de qualidade dos produtos de origem animal, dando garantias ao consumidor.

Fonte: Sebrae/SC