Foto: ADR Gaspar

Conforme o médico veterinário da CIDASC, Fabrício Spack,  a exigência para o transporte de aves silvestres sempre existiu, mas era feito diretamente com o IBAMA e agora houve uma afinidade entre os orgãos ( IBAMA e CIDASC), para que esse mesmo cadastro seja feito pelos criadores de pássaros no orgão do Governo do Estado. É necessário para o cadastro, um atestato sanitário através de um médico veterinário particular, a GTA que tiver prazo de validade superior a 24h, deverá ter a justificativa no campo de observação, com data do embarque e horário previsto. O escritório da Cidasc em seu município, em Gaspar localizado na Barão do Rio Branco, 1591, sala 01 Bairro Santa Terezinha, fone: 3378-84-73.

Fabrício também destacou sobre A e-GTA para equinos, que vai permitir que o produtor previamente cadastrado emita sua Guia de Trânsito Animal pela internet direto de sua propriedade ou de qualquer computador. A facilidade não beneficia só os criadores, mas também os profissionais de fiscalização, que terão no momento de uma abordagem a uma carga a possibilidade de verificar de forma rápida e segura a veracidade do guia emitido. A Guia faz parte da Instrução Normativa nº 19 de 03/05/2011 do Mapa, que orienta cada Estado a adotar o formato eletrônico da Guia de Trânsito Animal (GTA) na forma do modelo e-GTA, obedecendo assim, às diretrizes do Programa Governo Eletrônico Brasileiro.

Na Guia estão contidas informações sobre a origem e o destino, bem como a finalidade do transporte animal. Cada espécie possui uma norma específica para a emissão da guia de trânsito, que é feita mediante o cumprimento de condições sanitárias. O documento eletrônico terá dados sobre a carga a ser movimentada, tais como espécie, origem, destino, quantidade por sexo e faixa etária, finalidade do trânsito, identificação do emitente e do local de emissão e datas de emissão e validade.

Fonte: Portal Rádio Sentinela