O protótipo em tamanho real de um abatedouro móvel para suínos desenvolvido com o apoio financeiro da Fapesc, decorrente de projeto elaborado pela Engmaq Máquinas e Equipamentos, tendo a parceria da Embrapa Suínos e Aves, unidade descentralizada da empresa de pesquisa agropecuária vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), e da CIDASC como instituições intervenientes, vai ser apresentado ao público que visitar a 12ª Edição do Tecnoeste. O Show Tecnológico do Oeste Catarinense acontece de 19 a 21 de fevereiro no Instituto Federal Catarinense, na rodovia SC 283, Km 8, em Concórdia.
Esta estrutura é construída na carroceria de um semirreboque que pode ser transportado para locais fixos, pré-determinados, onde é possível fazer o abate de animais. O protótipo conta com os equipamentos necessários para o abate, refrigeração, processamento das carcaças e armazenamento de efluentes, garantindo o bem-estar animal, a segurança dos trabalhadores e o cuidado com o meio ambiente.
Posteriormente, acontecerá a validação desta tecnologia em condições reais de uso. Outras instituições (como, por exemplo, o Mapa e sua Superintendência em Santa Catarina, Epagri e outras unidades da Embrapa) serão convidadas a participar desta etapa.
Atrações para o público – O estande da Embrapa no Tecnoeste vai mostrar aos visitantes tecnologias desenvolvidas por várias Unidades, como o feijão BRS Campeiro, sorgo forrageiro BRS 655, milheto BRS 1503, capim sudão BRS Estribo, florestas energéticas, poedeira colonial Embrapa 051, MS 115 (“suíno light”), arranjo tecnológico no tratamento de dejetos suínos, bem-estar no manejo pré-abate de suínos, Central de Inteligência de Aves e Suínos (CIAS), Projeto Leitão Ideal e informações sobre o aproveitamento da água da chuva na produção animal com a utilização de cisternas e a compostagem de carcaças de aves e suínos. Técnicos da Embrapa também vão palestrar sobre a importância da sucessão na agricultura familiar e o controle de roedores.
Caravana Embrapa – No dia 20 de fevereiro, às 13h30, no auditório da Fabet, próximo ao Tecnoeste, acontecem as atividades da Caravana Embrapa “Alerta sobre Ameaças Fitossanitárias”. A Caravana está percorrendo o país com orientações técnicas emergenciais de manejo para o controle da lagarta Helicoverpa armigera (que está causando prejuízos principalmente em lavouras de milho, soja e algodão) e outras pragas. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na hora.
Fonte: Embrapa Suínos e Aves