Representantes dos vários setores das cadeias produtivas suína, avícola, leiteira e de tabaco estiveram reunidos no 1º Seminário de Produção Integrada em Santa Catarina. O evento aconteceu na sede da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Santa Catarina (Fetaesc) em São José e contou com a presença do secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, na abertura oficial.
Segundo os organizadores do evento também já participaram representantes de Minas Gerais, São Paulo, Goiás, Paraná, Rio Grande do Sul, entre outros. O objetivo do encontro foi discutir o processo e as práticas do modelo de gestão de produção integrada, que ganha cada vez mais adeptos no país. Com entrada gratuita, e o seminário foi direcionado a produtores, sindicalistas e associações agrícolas de Santa Catarina interessadas no desenvolvimento sustentável das cadeias produtivas. Foram debatidos também o Sistema Integrado de Produção, custos e a Lei de Integração.
A Produção Integrada Agropecuária (PI Brasil) está focada na adequação de sistemas produtivos para geração de alimentos e outros produtos agropecuários de alta qualidade e seguros, mediante a utilização de recursos naturais e regulação de mecanismos para a diminuição de insumos poluentes, garantindo a sustentabilidade e viabilizando a rastreabilidade da produção agropecuária. Para detalhar esse modelo de gestão participaram do seminário em São José, como palestrantes, dois estudiosos do assunto, Marcelo Miele, da Embrapa Suínos e Aves, com o tema “Produção Integrada Agropecuária” e Armando Amaral, Pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, (Embrapa) abordando “Custo de Produção do Frango”. Convidados de outros estados marcaram presença dando caráter nacional para o encontro.
Fonte: Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca de SC